Aniversariantes do último trimestre de 2025 homenageados hoje

A habitual cerimónia de aniversariantes de 2025, aconteceu hoje, 19 de fevereiro, no anfiteatro da ENDIAMA sede, com a presença do Presidente do Conselho Administração José Manuel Ganga Júnior, que também faz anos aos dias 27 de Dezembro.

Foi um momento importante de convívio entre os aniversariantes e outros funcionários a volta de grande e saboroso bolo denominado pasta americana.

Acordo de Luanda expande-se com novos membros a prepararem-se para aderir ao NDC

A segunda reunião do Acordo de Luanda assistiu a uma expansão dos apoiantes do colectivo de comercialização de diamantes naturais, enquanto outros tomaram medidas para aderir ao Conselho de Diamantes Naturais (NDC).

O governo da República da Namíbia tornou-se signatário do acordo, criado em Junho de 2025. Ao aderir, a Namíbia compromete-se a apoiar a indústria de diamantes naturais através de uma contribuição acordada para um fundo global de comercialização da categoria, informou o NDC na segunda-feira.

Muitos dos principais intervenientes da indústria global, incluindo países produtores e organizações, assinaram o acordo, que será gerido pelo NDC. A reunião de alto nível teve lugar na African Mining Indaba 2026, na Cidade do Cabo, África do Sul.

«Os diamantes naturais ajudaram a moldar a história económica da Namíbia durante mais de um século, criando empregos, apoiando comunidades e contribuindo diretamente para o desenvolvimento nacional», afirmou Modestus Amutse, ministro da Indústria, Minas e Energia da Namíbia. «Ao aderir ao Acordo de Luanda, a Namíbia afirma que os países produtores têm tanto interesse como responsabilidade em contar a verdadeira história dos diamantes naturais. Trata-se de garantir que o valor criado pelos nossos recursos continue a beneficiar o nosso povo, hoje e nas gerações futuras.»

Na conferência, o Conselho de Promoção das Exportações de Gemas e Joias (GJEPC) assinou um memorando de entendimento (MoU) com o NDC, indicando o desejo de trabalhar em conjunto numa «campanha global para a comercialização de diamantes naturais», afirmou o GJEPC. Entretanto, o Centro Multicomodidades de Dubai (DMCC) assinou uma carta de intenções para aderir ao conselho. Ambas as organizações tornar-se-ão membros do NDC até 1 de Maio.

Estas medidas seguem-se ao anúncio, no mês passado, de que as empresas estatais angolanas ENDIAMA e Sodiam, que também assinaram o acordo, aderiram ao NDC.

ENDIAMA: Diversificação do portefólio em curso

A ENDIAMA poderá, ainda este ano, alavancar as primeiras minas de ouro, afirmou o presidente do conselho de administração da diamantífera estatal, Ganga Júnior.

As declarações do gestor foram proferidas durante o dia de Angola, hoje, 10, no Mining Indaba 2026, durante a mesa redonda “Desvendando o potencial mineral de Angola através de parcerias sólidas”.

De acordo com Ganga Júnior, “a lapidação já é uma realidade”, tendo referido que os níveis de produção estão positivos, chegando a 15 milhões de quilates em 2025.

Ministro apela ao investimento em Angola

O Ministro dos Recursos Minerais,Petróleo e Gás,Diamantino Azevedo, apelou hoje, 10, na Cidade do Cabo, ao investimento no sector Mineiro Angolano.

Falando no discurso de abertura do dia de Angola,o governante  destacou as reformas legais e fiscais implementadas pelo Governo angolano, que posicionam o País como um destino seguro para investimentos.

Adicionalmente, Diamantino Azevedo fez saber que o potencial do nosso País vai além dos diamantes, destacando a existência de minerais essenciais para a industrialização de Angola e  a transição energética, tendo referido estarem em curso iniciativas voltadas para o Cobre e o Nióbio, e destacado que o início da refinação de ouro é uma prioridade estratégica para Angola.

Por último, o responsável reiterou a disponibilidade e necessidade de se estabelecer parcerias estratégicas para a criação de valor a longo termo.

INDABA: Agenda cheia para o dia de Angola

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás realiza, nesta terça-feira, no Mining Indaba, o Dia de Angola, um dos momentos centrais da participação do País no evento que decorre na Cidade do Cabo, África do Sul.

De realização anual, o Dia de Angola serve para divulgar as potencialidades do sector mineiro nacional e apresentar oportunidades de investimento, além de promover debates sobre os principais desafios e perspectivas da mineração em Angola.

A ENDIAMA terá papel de destaque, com o seu PCA, Ganga Júnior, a participar na mesa-redonda “Desvendando o potencial mineral de Angola através de parcerias sólidas”.

O programa inclui ainda uma apresentação de Rogério Guimarães, Director de Geologia, sobre as operações em curso e oportunidades de negócio, bem como a intervenção de Miguel Vemba, director de Operações Mineiras e Gestão de Participações, no painel “Investimento em mineração para a prosperidade partilhada”.

Mining Indaba arranca hoje com a presença de empresas angolanas

Arrancou nesta segunda-feira,9, na Cidade do Cabo, África do Sul, a Conferência de Minas Mining Indaba 2026.

Nesta 32.ª edição do evento, que decorre sob o lema: “Juntos mais fortes: progresso através de parcerias, Angola marca presença com 13 empresas, uma participação conjunta, denominada “Angola’s Mineral Potential”.

A delegação angolana é chefiada pelo Ministro dos Recursos Minerais,Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

Destaca-se a participação de empresas como a ENDIAMA, SONANGOL, SODIAM, Sociedade Mineira de Catoca, Sociedade Mineira do Luele, entre outras.

O Mining Indaba decorre até ao próximo dia 12 de Fevereiro.

Angola busca investidores na Mining Indaba 2026

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) realizou, nesta quinta-feira, 5, uma conferência de imprensa para contextualizar a participação de Angola na 32.ª edição da Mining Indaba, que decorre de 9 a 12 de Fevereiro, em Cape Town, África do Sul.

O Director Nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, destacou que a estratégia do Executivo é atrair grandes, médios e pequenos investidores, dada a diversidade dos depósitos minerais existentes no país. Sublinhou ainda que os investimentos no sector variam actualmente entre 5 e 10 milhões de dólares em pequenas operações, podendo ultrapassar os 300 milhões em grandes empreendimentos, o que reforça a importância da presença de Angola neste certame.

Segundo a Administradora Executiva da EDIAMA-E.P, Ana Feijó, Angola participará com um stand unificado, reunindo instituições do sector e empresas diamantíferas e não diamantíferas. Estarão representados o MIREMPET, a Agência Nacional de Recursos Minerais, o Instituto Geológico de Angola, Catoca, Luele, Endiama, Caixepa, Cancuilo, Sonangol, Shining Star, HM Group, JS e Marvin Resource.

Ana Feijó acrescentou que a participação servirá para reforçar parcerias, promover o potencial mineiro do país e evidenciar o compromisso com inovação tecnológica, sustentabilidade e rentabilidade.

A programação do Dia de Angola, marcado para 10 de Fevereiro, incluirá painéis institucionais e técnicos, além da apresentação de projectos nas áreas do diamante, cobre e nióbio — minerais estratégicos para a diversificação da produção mineira nacional.

Fonte: MIREMPET

MIREMPET VENCE TORNEIO DE FUTSAL ENDIAMA 45 ANOS

A equipa de futsal do Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, venceu no último sábado 31 de Janeiro, a final do torneio de futsal ENDIAMA 45, organizado pela Empresa Nacional de Diamantes de Angola, em alusão ao seu aniversário.

A competição disputada por 4 equipas foi bastante renhida entre as formações concorrentes a ENDIAMA E.P, e a Catoca, protagonizaram um taco-ataco, com o jogo a registar um empate a 7 bolas da etapa complementar e que, o resultado final somente definiu-se na marcação de grandes penalidades. Já os azuis e brancos do MIREMPET, definiram a contenda do jogo após o prolongamento de 10 minutos por se registar um empate de 5 a 5 no tempo regulamentar entre a ANRM, e em detalhes a equipa do Ministério venceu por 7 bolas a 6 num jogo em que o equilíbrio foi a tónica dominante entre os dois conjuntos.

Assim sendo, a classificação colocou o MIREMPET em 1º lugar e vencedor da prova, em 2º a ANRM, em 3º a Catoca e por último, a ENDIAMA

Com a realização da 2ª fase dos jogos de futsal no centro cultural Paz Flor, deu-se por encerrar as festividades do 15 de Janeiro dia da criação da Diamantífera angolana, conforme explicou o Engenheiro Margarida, no fim do discurso de fecho das actividades.

ENDIAMA capacita técnicos em matéria de condução defensiva e combate de incêndios

Cerca de quinze motoristas e onze técnicos de manutenção e ALFA5, forma outorgados com certificados de mérito durante a cerimónia presidida pelo Director dos Recursos Humanos João Salvador, ladeado pelo Director da DAITI, hoje, 27, no anfiteatro do 1º Andar da ENDAIAMA sede.

  Os formandos foram submetidos a conteúdos relacionados sobre a introdução da condução defensiva, factores de acidentes, importância da condução defensiva, possibilidade de incidentes, elementos da condução defensiva, efeitos mais comuns em incidentes, performance de segurança rodoviária, analise de risco de condução, e medidas defensivas para a máxima segurança.

A formandos absorveram conteúdo de acções preventivas para conduzir, análise de risco de condução e regulamento do uso da viatura.

Para a brigada de emergência, os formandos foram capacitados na matéria de combate a incêndios e evacuação de pessoas e alarmes de qualquer risco.

O Director dos Recursos Humanos João Salvador, sublinhou que a empresa tudo fará para que o gesto de aprimoramento dos profissionais que levam pessoas em segurança das suas casas para o serviço e vice-versa, seja continua.

Marcos Martins, Director da DAITI, agradeceu a prontidão dos profissionais e pediu que todos se dediquem porque o investimento feito dê êxitos.

Antuérpia: Angola reforça cooperação com AWDC

Na bolsa de diamantes mais antiga do mundo, a Beurs voor Diamanthandel, a importância estratégica do Acordo de Luanda foi o tema central durante a visita de uma delegação angolana de alto nível a Antuérpia.

Perante mais de 120 membros do sector diamantífero de Antuérpia, representantes da ENDIAMA, Sodiam, do Conselho dos Diamantes Naturais e da De Beers falaram a uma só voz sobre o futuro dos diamantes naturais, bem como sobre a importância do Acordo para o futuro das comunidades que dependem desta indústria.

A recente adesão da ENDIAMA e da Sodiam constitui um marco significativo e a AWDC, como força motriz por trás do Acordo de Luanda, acolhe calorosamente este desenvolvimento.

O seu compromisso envia um forte sinal de progresso e confiança, confirmando que o Acordo de Luanda está a evoluir de ambição para ação concreta.

Também na agenda da Bolsa de Diamantes estava um apelo da SODIAM convidando empresas sediadas em Antuérpia a investir em Angola, sublinhando o forte compromisso do país com a lapidação local dos seus diamantes, bem como a sua ambição de se tornar a referência africana neste campo, apoiada por investimentos concretos, incluindo a construção de 19 fábricas de lapidação nos próximos três anos.