AIDC-2024: Conferência de Imprensa de lançamento acontece hoje

A Comissão Organizadora da Conferência Internacional de Diamantes de Angola realiza, hoje, 30 de Agosto, uma conferência de imprensa para o lançamento da Angola Internacional Diamond Conference – AIDC 2024, que acontece de 23 a 24 de Outubro do ano em curso, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, província da Lunda Sul.

Segundo um comunicado da Comissão Organizadora da AIDC-2024, a conferência de imprensa desta sexta-feira terá lugar no auditório Albina Assis do ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, em Luanda, a partir das 9h00, e será presidida pelo secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, na qualidade de Coordenador da referida comissão, acompanhado dos presidentes dos conselhos de administração da ENDIAMA-E.P, Ganga Júnior, e da SODIAM-E.P, Bravo da Rosa.

De acordo com informações, várias entidades africanas, cujos países são produtores de diamantes, líderes de empresas diamantíferas nacionais e internacionais participam da Angola Internacional Diamond Conference – AIDC 2024 numa estratégia do Governo angolano para a diversificação, integração e crescimento da sua economia.

CEFOPE celebra três anos de existência com confraternização

O Centro de Formação Técnico Profissional da ENDIAMA-CEFOPE celebrou nesta terça-feira, 27 de Agosto de 2024, o seu terceiro aniversário desde a inauguração. Para marcar esta data significativa, a direção do centro organizou um almoço de confraternização, reunindo os trabalhadores em um ambiente de celebração e união.

Durante o evento, o Diretor Geral do CEFOPE, Lufianlisso António, dirigiu palavras de encorajamento à equipa, destacando o compromisso e a dedicação demonstrados ao longo desses três anos. O responsável reforçou a importância de continuar a trabalhar com empenho e dedicação para o crescimento contínuo do centro, que tem desempenhado um papel crucial na formação de jovens e adultos na província da Lunda-Sul.

O CEFOPE, ao longo destes três anos, tem sido um pilar no desenvolvimento técnico-profissional da região, capacitando cidadãos para o mercado de trabalho e contribuindo para o fortalecimento da economia local. O momento de confraternização foi também uma oportunidade para os trabalhadores celebrarem suas conquistas e reafirmarem o compromisso com a missão do centro.

CEFOPE “CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE´´

SAURIMO ACOLHE 2ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DIAMANTES

A cidade de Saurimo, Lunda Sul, vai acolher nos dias 23 e 24 de Outubro de 2024, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero, a 2ª Conferência Internacional de Diamantes de Angola, uma organização do Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás e ENDIAMA.

Participarão do certame várias entidades africanas, cujos países são produtores de diamantes, líderes de empresas diamantíferas nacionais e internacionais da indústria e empresários apostados no negócio centrados também na aposta da Estratégia do Governo Angolano para a diversificação, integração e crescimento da sua economia.

No evento serão apresentados 12 Painéis temáticos. No primeiro dia de trabalhos serão abordados o papel dos diamantes no mercado global (naturais e sintéticos), as vantagens de adesão aos códigos internacionais de avaliação de recursos e reservas, G7 sistema de certificação, a semi- industrialização, infraestruturas, logística e inovação tecnológica.

Para o segundo dia estão reservados os temas atinentes às inovações na indústria de corte e lapidação de diamantes, à responsabilidade social, processo Kimberley e sobre o financiamento e seguros a projetos de diamantes.

O Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás Diamantino Azevedo fará a abertura da Conferência que vai contar também com os pronunciamentos dos seus homólogos do Zimbabwe, Namíbia, RDC, Botswana África do Sul e Moçambique.

MIREMPET

Lulo: Níveis de produção de diamantes tende de subir

A Sociedade Mineira do Lulo, perspectiva retomar, entre os níveis de produção mensais, situados abaixo de dois mil e quinhentos quilates, segundo o presidente do Conselho de Gestão. Domingos Alfredo Machado, que falava, na terça-feira, à margem de uma visita da governadora provincial, Filomena Miza Aires.

Machado, disse que, apesar da queda de produção abaixo das metas estabelecidas no primeiro semestre deste ano, a empresa registou “um ligeiro aumento nas receitas”.

Segundo o responsável, a empresa operou, no primeiro semestre, com apenas 40 a 45 por cento da capacidade, fruto dos constrangimentos registados na altura das chuvas, onde a maior parte dos blocos ficaram inundados.

“Pensamos que até Outubro ou Novembro conseguiremos recuperar os níveis de produção que estavam previstos”, revelou.

O gestor explicou que, apesar da queda do preço de comercialização para menos de 57 por cento, os diamantes do Lulo continuam “bastante apetecíveis” e a atrair compra- dores de diferentes mercados mundiais.

Domingos Alfredo Machado sublinhou que no quadro do orçamento, aprovado pela estrutura societária da operadora, o preço médio de venda do diamante da mina do Lulo no mercado internacional é de 1.850 dólares por quilate, em leilão.

Conhecida por extrair pedras de grande valor comercial, a mina do Lulo, que opera numa concessão de três mil quilómetros quadrados, emprega actualmente cerca de 700 trabalhadores, repartidos em colaboradores efectivos directos e indirectos, explicou Domingos Alfredo Machado

De acordo com o PCG, em termos de empregabilidade, a empresa, detida pela operadora australiana Lucapa Diamond, Endia- ma, em representação do Estado angolano, e Rosa & Pétalas, já atingiu o nível máximo do que é exigido à mina do Lulo.

fonte: Jornal de Angola

Clínica da ENDIAMA lança novo serviço de “Revista Digital

A Clínica Sagrada Esperança uma das principais unidades de serviços hospitalares do país, pertença da Empresa Nacional de Diamantes de Angola ENDIAMA E.P, lançou nessa quarta-feira, 21 de Agosto, durante a realização da Conferência Científica em Luanda, um novo projecto de Revista Digital.

O feito alcançado pela Clínica Sagrada Esperança, representa um avanço significativo na promoção e disseminação do conhecimento científico ao nível global.

A nova versão da revista visa facilitar o acesso aos conteúdos científicos de qualidade permitindo que investigadores e profissionais do sector possam compartilhar e consultar artigos e pesquisas de forma mais ampla e eficiente.

A C.S.E. criada na década de 90, actualmente representa a maior rede privada de saúde em Angola.

A sua sede situa-se na Ilha de Luanda, dispõe de uma rede de 29 unidades prestadoras de cuidados de saúde diferenciado ao atendimento ambulatório e não, com natureza e dimensões diversas distribuídas em 16 províncias  do País.

ENDIAMA traça caminhos para realização de jogos no Dundo

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola ENDIAMA E.P. principal patrocinadora do grupo desportivo Sagrada Esperança da Lunda Norte, está criar as condições necessárias para que a Confederação Africana de Futebol (CAF), autorize nos próximos tempos a realização de jogos das Afrotaças na cidade do Dundo, comparativamente ao que se regista.

A revelação é do Administrador Executivo para área de Operações Mineiras, Administração e Recursos Humanos, Domingos Margarida durante a cerimónia da entrega oficial do hotel IU a margem da realização do balanço semestral de diamantes.

Segundo o Eng. Margarida disse que, actualmente a cidade do Dundo, tem apenas uma unidade hoteleira de referência que é o hotel Diamante e com a recente aquisição do Hotel IU, agora com as duas unidades detidas pela ENDIAMA, e que tem uma capacidade de 64 quartos, facto que poderá igualmente possibilitar a agremiação Lunda, realizar os jogos internacionais em casa, cumprindo  com uma das exigências entre outras da confederação africana de futebol (CAF).   

Meba Care e Fundação Brilhante sanam dificuldades de pessoas com albinismo

O projecto Melba Care, em parceria com a Fundação Brilhante, o braço social do sector mineiro, preocupados com as dificuldades por que passam as pessoas com albinismo, investiu recursos financeiros para a produção de cremes hidratantes e protectores solares que, de forma gratuita, começaram a ser distribuídos nesta quinta-feira 8 de Agosto, às pessoas com albinismo no Dundo, província da Lunda-Norte.

Depois dessa experiencia no Dundo, província da Lunda Norte, o programa de inclusão social da Fundação Brilhante  no âmbito do Plano de Apoio e Proteção as Pessoas Portadoras de Albinismo – PAPPA, chegou esta segunda-feira 12 à Saurimo, província da Lunda-Sul.

No Hospital Geral de Saurimo, várias crianças e adultos com albinismo beneficiaram de consultas de especialidade e da oferta de cremes hidratantes da pele, protetor solar e o primeiro número da revista Inkclusão sobre albinismo.

O programa de inclusão social  para com as pessoas albinas é financiado pela Fundação Brilhante, conta com a parceria da Melba Care e é extensivo as demais províncias do país.

Diamantes rendem mais de mil milhões de dólares ao Estado

Um total de mil milhões, quinhentos e onze milhões, setenta e sete mil e oitocentos e doze (1,511.077.812) dólares norte-americanos é o montante arrecadado pela Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA) em 2023, resultante da venda de 9,7 milhões de quilates de diamantes.

A informação foi revelada na passada Quinta-feira 8 de Agosto, pelo Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA-E.P, Ganga Júnior, quando fazia, em conferência de imprensa, apresentação do balanço das actividades de 2023 e perspectivas de 2024.

Em termos de perspectivas, Ganga Júnior avançou que a ENDIAMA prevê, para este ano, produzir 14,6 milhões de quilates de diamantes, e arrecadar uma receita na ordem de 2,5 mil milhões de dólares.

“Este é o nosso plano para 2024. É bastante desafiador, porque em 2023 tivemos 9,7 milhões de quilates”, referiu o gestor, falando aos jornalistas.

O PCA da ENDIAMA avançou existirem condições de infra-estruturas e reservas geológicas para serem implementadas. Entretanto, o alcance desta meta vai exigir mais trabalho na área de prospecção e exploração.

Disse haver também uma estratégia de internacionalização dos serviços da empresa, que vai cuidar do processo de constituição da “Endiama International Services” para tratar da comercialização de diamantes, com representações no Dubai, China e Macau, onde serão igualmente direccionadas as produções de diamantes do país.

Correio

ENDIAMA prevê 8.3 Milhões de Quilates de Diamantes

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA E.P.), prevê para o segundo semestre deste ano, uma produção de 8.3 milhões de quilates de diamantes.No primeiro semestre deste ano Angola produziu 5.7 milhões de quilates de diamantes, com um défice de 1.4 milhões, 
representando 80 por cento das metas preconizadas. 

Em declarações à imprensa, no final do workshop de balanço da produção de diamantes, o director de operações mineiras e 
gestão de participação da ENDIAMA E.P., Miguel Vemba, realçou que a produção permitiu receita avaliadas em cerca de 600 
milhões de dólares norte-americanos. 

Disse que os níveis de facturação ?estão muito abaixo daquilo que se perspetiva, por conta da quebra de cerca de 30 a 40 por 
cento do preço dos diamantes no mercado mundial?. 

Reiterou que para este ano, a meta é produzir 14.6 milhões de quilates de diamantes e facturar dois mil milhões de dólares norte-americanos. 

Em 2023, Angola produziu 9.7 milhões de quilates, com uma receita avaliada em 1.5 mil milhões de dólares. 

A ENDIAMA controla actualmente 24 projectos em produção e 54 em prospeção. Este ano está prevista a entrada em 
funcionamento da mina do Mukita, localizada no município de Lucapa, província da Lunda-Norte.

FONTE:ANGOP