País arrecada 1,96 mil milhões de dólares com os diamantes

Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.

Segundo Alexandre Garete, comparação com o ano de 2021, observou-se um incremento do volume das exportações de diamantes que situam em 1,38 por cento, em que os principais destinos foram os Emirados Árabes Unidos (67,91 por cento), Bélgica (21,25 por cento), e China (10,82 por cento).

De acordo com o director do GEPE, em 2022, Angola produziu 8,75 milhões de quilates, dos quais, 8,71 milhões provenientes da produção industrial, e 46,311 quilates, resultantes da produção semi-industrial.

Para o gestor, comparativamente com o ano de 2021, houve um aumento de 0,37 por cento, do volume da produção de diamantes, em que a empresa Catoca foi a que mais produziu, com cerca de 64,82 por cento, da produção total.

Apontou que, em 2022, o mercado internacional registou uma escassez de diamantes brutos, por causa das sanções impostas aos diamantes provenientes da Rússia, o que provocou a alta da procura da “commodite”, originando a subida dos preços.


 Produção trimestral atinge  USD 536 milhões em receitas 

De acordo com Alexandre Garete, durante o mesmo período em análise, a produção de diamantes, em Angola, foi de 2,65 milhões de quilates, dos quais, 2,63 milhões correspondem a produção industrial, e 18.496 quilates, equivale a produção semi-industrial, em que a sociedade Catoca foi a mais destacada, com 46,20 por cento da produção total.

Disse que, durante o IV trimestre de 2022, o país comercializou 2,87 milhões de quilates, a um preço médio ponderado de 186,74 dólares/quilates, atingindo uma receita bruta de 536,66 milhões de dólares.


Endiama investe mais  de 100 milhões de dólares

O presidente do Conselho de Administração da Endiama, Augusto Ganga Júnior, disse que, este ano, a empresa que dirige, vai investir mais de 100 milhões de dólares, para as operações e prospecção nas minas de Luachinda, Cuango e Luelo.

Segundo o PCA da Endiama, os estudos de prospecção das minas de Luachinda e Cuango, cada vai ter um investimento avaliado em 15 milhões de dólares, e a de Luela, com a responsabilidade da Endiama, tem um investimento que ronda os 100 milhões de dólares.

“Este ano, estamos a trabalhar para aumentar a produção e prospecção de diamantes. Em 2022, atingimos uma produção de nove milhões de quilates. A nossa intenção é passarmos para 12 milhões de quilates, em 2023”, indicou, destacando que para a melhoria operacional, a Endiama vai contar, também, com algumas minas existentes, com destaque a do Luela, em que se esperam obter as primeiras produções de diamantes.

Importa recordar que Alexandre Garete, apresentou o balanço dos resultados da produção, comercialização e exportação de diamantes, referentes ao IV trimestre e anual, em representação do secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, indicou que as exportações realizadas, em 2022, totalizaram 8,83 milhões de quilates.

FONTE: Jornal de ANGOLA

Kimberlito de LUAXE em recta final

“Existem este ano boas perspectivas para o sector, com a entrada em produção do kimberlito Luaxe que esperamos que seja para breve”, disse o Secretário de Estado para os Recursos Minerais, no encerramento do balanço das realizações sobre a produção, comercialização e exportação de diamantes em 2022, esta sexta-feira 27, no auditório Albina Assis.

Jânio Corrêa Victor espera que a kimberlito de Luaxe entre em funcionamento este ano e que os constrangimentos causados por questões de energias sejam ultrapassados. 

“Vamos tentar produzir com menos custos de operação. Sabemos que o Ministério da Energia e Águas tem estado empenhado em  resolver os constrangimentos da energia, o seria muito bom para as nossa áreas de produção. Temos em perspectivas fontes alternativas”, disse o Secretário de Estado.

As apresentações incidiram sobre a recessão mundial que continuará a impactar negativamente a demanda em todo o mundo e que a escassez de diamantes brutos, resultante das sanções aos diamantes provenientes da Rússia, provocou um aumento dos preços devido à alta demanda no mercado internacional e, consequentemente, verificou-se um aumento da produção de diamantes sintéticos, particularmente nos Estados Unidos da América.

FONTE: MIREMPET

MIREMPET – Bolsas de Estudo para Mestrado na Alemanha

Direcção Nacional de Formação e Conteúdo Local do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás informa que, em colaboração com o Serviço de Intercâmbio Académico da República Federal da Alemanha, disponibilizou trinta (30) bolsas de estudo para os cursos de Mestrado para os candidatos que desejam efectuar uma formação nas áreas de Engenharia de Minas, Metalurgia, Perfuração, Direito Mineiro, Economia Mineira, Geociências e outras especializações ligadas à Ciência da Terra.

Requisitos:

·         Ter concluído a licenciatura nas áreas afins. 

·         Falar e escrever correctamente Inglês (com certificação TOEFL) ou Alemão.

·         Ter nacionalidade angolana.

·         Ter idade não superior a trinta e cinco (35) anos.

·         Possuir média não inferior a 14 valores.

Para efeitos de candidatura e obtenção de informações adicionais, os interessados deverão aceder em: https://www2.daad.de/deutschland/stipendium/datenbank/en/21148-scholarship-database/?detail=57588180

O prazo para as candidaturas vai até às 23:59 do dia 06 de Março de 2023.

O MIREMPET e a Embaixada da Alemanha organizam a 14 de Fevereiro de 2023, das 16h às 18h, uma sessão on-line de esclarecimentos aos interessados, através do link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NzQ5YmJkNGItOGU1ZC00NDNiLTk2YTQtN2I2YzNhYjc4MGY3%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2230abdb70-b284-4830-8df7-daa5b0052ed2%22%2c%22Oid%22%3a%22e0354793-5b10-4499-bf0a-649eb1d0bfbb%22%7d>

De salientar que os bolseiros da última edição do Programa de Bolsas para a Alemanha partiram no início deste mês   http://https://mirempet.gov.ao/ao/noticias/detalhes.php?id=52676mês.

Torneio de Futebol e Basquetebol

Alusivo ao 42º Aniversário da ENDIAMA, realizar-se-á um torneio de futebol e basquetebol dia 27 Sexta-Feira, na Escola Iné-Marista, com as representações das equipes de Futebol e Basquetebol da ENDIAMA e Clínica Sagrada Esperança.

Em actualização…

PCA orienta Direcções a estudarem soluções das apresentações de “Café de Ideias”

As Declarações  foram feitas aquando da segunda edição do café de Ideias, realizado na passada segunda-feira (23) no anfiteatro do hotel diamante.

Importância do Manual de Processos e Procedimentos para o aumento de Eficiência no local de trabalho e Preparação de Processos para a reforma, foram os temas apresentados pelos colegas, Marien de Matos e Luísa Lança.

O presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, Ganga Júnior, em declarações ao colectivo de trabalhadores presente na actividade disse que:

“Relativamente aos temas, de facto são muito bons, gostei das apresentações não só pela forma objectiva mas também pelo especto pratico e pragmatismo dos intervenientes, em qualquer organização se quisermos ser forte é esse o caminho, devemos ser extensivo a totalidade da Empresa, não foi por acaso que decidimos a trabalhar no sistema de gestão SAP, nesse primeiro trimestre vamos dar os primeiros passos para a sua implementação e depois teremos outros ganhos com isso. Hoje as Empresas que se presem trabalham para ter certificados de qualidade as normas que definem bons procedimentos de gestão boa actuação etc, existem Instituições Internacionais que trabalham para atribuir essas normas que trazem respeito e dignidade as Instituições.

Um dos nossos objectivos é exactamente começarmos com a implementação do SAP, os procedimentos vão surgir na maior parte dos serviços e vamos instruir também o Gabinete de Auditoria e Normalização para complementar, e quando chegarmos no momento certo teremos o certificado de qualidade facilitando assim os nossos objectivos, mais uma vez felicito os colegas pela sugestão. “Frisou

Importa realçar que as áreas incumbidas a darem tratamento aos processos de apresentações são, DRH e Gabinete de Auditoria Interna e Normalização.

Café de Ideias

Realiza-se hoje (23/01) o café de ideias, o anfiteatro do Hotel Diamante LDA, é novamente o palco escolhido para o projecto aprovado pelo Conselho da Administração que vai decorrer na sua segunda edição.

Para esta edição serão abordados os seguintes temas:

Preparação de Processos para Reforma-Luisa Lança

Contrato de Agenciamento-Eduardo Rosa

Importância do Manual de Processos e Procedimentos para o aumento da Eficiência no Trabalho -Marien Matos.

Actividade conta com a presença do Conselho de Administração da ENDIAMA-EP e colaboradores afecto a instituição.

Nesta segunda edição o entretenimento estará encarregado pelo músico Eric Samutchana, seguido de Coffe Break.

Farmácia Sagrada Esperança chega a província do Huambo

A Clínica Sagrada Esperança inaugurou, no passado dia 20 de Dezembro de 2022, Terça-feira, na província do Huambo, a sua primeira Farmácia na região, a fim de garantir maior oferta aos utentes e expandir a sua presença a nível nacional.

Trata-se de abertura da Farmácia Sagrada Esperança localizada na Cidade Alta, Rua Doutor Lacerda, que vai garantir aos utentes da região maior oferta e tranquilidade na procura de produtos para o bem-estar e fármacos para o tratamento de diversas doenças.

A Clínica Sagrada Esperança tem investido na expansão da sua rede de farmácias e conta actualmente com seis (6) unidades distribuídas em quatro (4) províncias do país, sendo que, Luanda e Benguela contam com duas representações cada e Cabinda e Huambo ambas com uma unidade, perfazendo assim um total de seis (6) farmácias distribuídas pelo país.

Para além de contribuir para a qualidade de vida dos utentes da região, com a abertura da nova filial, a Clínica Sagrada Esperança colabora também para a criação de novos postos de trabalho.

O acto de inauguração contou com a participação das autoridades locais, figuras pertencentes ao Governo e do actual responsável pela Clínica Sagrada Esperança Huambo, Dr. Nicolau Domingos.

A Farmácia Sagrada Esperança é focada no atendimento do público externo, e faz parte do grupo de empresas da Clínica Sagrada Esperança, instituição de saúde de referência em Angola, que tem investido na modernização e expansão dos seus serviços a fim de garantir um atendimento mais completo aos seus utentes.

FONTE-https://www.clinicasagradaesperanca.co.ao/publicacao/farmacia-sagrada-esperanca-chega-a-provincia-do-huambo

Fundação Brilhante garante apoio a política cultural do Executivo

O Conselho de Administração da ENDIAMA criou, no ano passado, uma área específica dentro da Fundação da Brilhante para responder às questões da Cultura e Artes no país, com realce à região Leste, para qual foi nomeada Arleth Leandro, como coordenadora, que garantiu o compromisso de contribuir para o fortalecimento do sector.

A coordenadora  disse ser interesse da instituição desenvolver acções concretas com diferentes figuras ligadas a cultura, como artesãos, artistas plásticos, músicos, investigadores e toda a comunidade das belas artes.

Arleth Leandro afirmou que vai ser dada uma especial atenção à valorização da Cultura nacional, principalmente nas províncias do Leste, onde a Fundação Brilhante está sedeada na cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte.

“Todas as variedades e diversidades de hábitos e costumes dos povos, por via da música, dança, gastronomia, escultura e outras disciplinas artísticas têm espaço em termos de apoio no braço social do sub-sector diamantífero”, garantiu Arleth Leandro.

A coordenadora de Cultura e Artes da Fundação Brilhante afirmou que a instituição vai estabelecer parcerias  com as associações cívicas, com vista à promoção, valorização e divulgação da cultura.

Afirmou que estão a ser gizadas acções específicas no domínio do teatro, artes plásticas e investigação artística para a programação sistemática de iniciativas que englobam as mais variadas vertentes da expressão cultural.

O diálogo intercultural, aproximação dos povos, preservação dos hábitos e costumes e actividades relacionadas com escolas tradicionais vão, também, merecer o apoio da Fundação Brilhante, de acordo com Arleth Leandro.

À semelhança do ano passado, disse, a instituição vai prestar uma especial atenção à literatura, mediante o lançamento de obras literárias, garantindo , apoios para o incentivo ao gosta pela leitura.

De acordo com Arleth Leandro, para este ano está em projecção o apadrinhamento de um livro sobre a “História da Cultura Lunda Cokwe”, uma abordagem que vai colocar à disposição dos investigadores e leitores temas de grande importância intelectual.

Sem revelar números, a coordenadora avançou que, em 2022, foi publicado um conjunto de novas obras literárias de diferentes autores nacionais, com a ajuda da Fundação Brilhante, tendo realçado a edição de um livro sobre “A dimensão cultural de Agostinho Neto”.

“Em 2022 , iniciamos a nossa jornada com a publicação de obras  literárias, das quais destacamos a sobre o tema ‘A Dimensão Cultural da figura de Agostinho Neto’, no âmbito do centenário do Fundador da Nação, que estamos a celebrar”, disse.

Agostinho Neto, sublinhou, transmitiu sempre e deixou mensagens inspiradoras à nova geração que do ponto de vista cultural, vão servir como modelo para a Fundação Brilhante continuar a apoiar a dinamização das belas artes em Angola.

Arleth Leandro foi nomeada coordenadora de Cultura e Artes por via do despacho nº 07/PCA/2022 do Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, Ganga Júnior.

A Fundação Brilhante recebeu em Dezembro último, um certificado de reconhecimento do  Governo Provincial da Lunda-Norte, pela contribuição na realização do FENACULT Especial Centenário localmente, em homenagem aos 100 anos de nascimento do Presidente Agostinho Neto, comemorados a 17 de Setembro do ano passado.

Em Fevereiro do ano passado, a instituição recebeu uma distinção fruto da cooperação para o êxito do Carnaval 2022 e a valorização da Cultura Lunda Cokwe. 

Fonte-https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/fundacao-brilhante-garante-apoio-a-politica-cultural-do-executivo/

ITIE-Angola:Comité Nacional de Coordenação define metas para 2023-ENDIAMA

O Comité Nacional de Coordenação da Iniciativa para a Transparência nas Indústrias Extractivas de Angola reuniu esta segunda-feira, em Luanda, para definir os objectivos e metas a serem alcançados em 2023.

A sessão foi orientada pelo secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jâneo Corrêa Victor, em representação do presidente do CNC da ITIE- Angola, o ministro Diamantino Azevedo.

Jâneo Corrêa Victor destacou, durante a reunião, a necessidade de se manter a lógica e o modelo de trabalho adoptados no ano passado, em sede do processo da candidatura de Angola, para se alcançar os melhores resultados neste primeiro ano de exercício.

De acordo com o secretário de Estado, a organização tem já aprovado o seu orçamento de 2022 a 2024, avaliado em mais de 1 milhão de dólares norte-americanos.

Na ocasião, a ITIE-Angola assumiu o compromisso de contratar um auditor independente, até Março do corrente ano, e adoptou 2022 como ano fiscal de referência do seu primeiro relatório.

Aniversário da ENDIAMA E.P marcado com a inauguração do Xamacanda

O Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P, José Manuel Ganga Júnior, disse hoje 16 de Janeiro, em Luanda, durante a mensagem de aniversário da Empresa dirigida aos trabalhadores, que os quarenta e dois anos de existência, da diamantífera angolana, foram marcados com o arranque de um projecto mineiro detido a 100% pela ENDIAMA – E.P. o Xamacanda.

“Neste 42.º aniversário que se assinalou dia 15 de janeiro de 2023, o obejectivo foi a inauguração do projecto geológico mineiro interno, Xamacanda, localizado no Cafunfo, província da Lunda-Norte, onde a ENDIAMA E.P, é dona absoluta do mesmo sem parceria”, afirmou Ganga Júnior.

“Quanto a nossa meta com este projecto Xamacanda que é o segundo, o primeiro o Luachimba situado no município do Lucapa, o caminho aponta pôr a ENDIAMA a produzir efectivamente, ainda nesse ano de 2023, ter as primeiras pedras de diamantes a cem porcento operadas pela ENDIAMA E.P”, revelou.

Ganga Júnior, considerou ainda ser importante elevar os níveis motivacionais e de desempenho dos colaboradores para o engrandecimento da ENDIAMA E.P.

 “O Processo de organização da companhia já em curso, visa estruturar a ENDIAMA E.P, transformá-la numa empresa de engenharia, por conseguinte ter as suas próprias operações mineiras”, rematou o PCA.