Delegação da ENDIAMA E.P. participa no CIBJO Congress 2025 em Paris

A ENDIAMA E.P. participa no CIBJO Congress 2025, que decorre de 27 a 30 de Outubro, em Paris (França), reunindo representantes das principais organizações internacionais do sector das gemas e da joalharia.

A presença da delegação da empresa no congresso da CIBJO – World Jewellery Confederation reforça o compromisso de Angola com as boas práticas internacionais, a transparência na cadeia de valor do diamante, e a promoção do diamante natural como um recurso ético, sustentável e gerador de impacto positivo nas comunidades.

Durante o encontro, estão a ser debatidos temas centrais como a responsabilidade social corporativa, a sustentabilidade, o comércio responsável (Responsible Sourcing), e os avanços tecnológicos aplicados à rastreabilidade e certificação das gemas.

O CIBJO Congress constitui o principal fórum mundial de diálogo entre governos, produtores, joalheiros e organizações de certificação, promovendo a partilha de experiências e a harmonização de padrões éticos que orientam o futuro da indústria global.

Com esta participação, a ENDIAMA reafirma a sua posição como embaixadora do diamante natural angolano, comprometida com os princípios da sustentabilidade, ética e responsabilidade social, pilares que sustentam o seu lema institucional:
“Sustentabilidade que Brilha, Impacto que Transforma.”

Moxico ganha Centro Médico da Rede CSE

Moxico ganhou nesta segunda-feira (27/10) um Centro Médico da rede Sagrada Esperança.

A ENDIAMA-E.P., através da Clínica Sagrada Esperança, realizou a reabilitação total de uma clínica no Bairro do N’zagi, no Município do Luena (Província do Moxico), como parte do seu programa de responsabilidade social empresarial.
O centro médico do Moxico, conta com consultas externas, internamento com 15 camas e serviços complementares de diagnóstico, com capacidade para atender 50 pacientes por dia.

O governador provincial, Ernesto Muangala, ladeado pela Administradora Executiva da ENDIAMA, Ana Maria Feijó, efectuo o corte de fita da inauguração.

A Iniciativa visa melhorar os serviços de saúde, e contribuir para o desenvolvimento das comunidades.

Centro Médico da CSE abre portas ao público

Inaugura-se hoje,27, o Centro Médico do Luena, afecto à Clínica Sagrada Esperança do Moxico.

Trata-se de um investimento de mais de 700 milhões de kwanzas, feito pela Clínica Sagrada Esperança, para a reabilitação de um edifício térreo de cerca de 100 anos.

A empreitada durou aproximadamente três anos e ficou a cargo da empresa Elbro Limitada.

A nova unidade de saúde, com à capacidade para atender 50 utentes por dia, dispõe de serviços de atendimento permanente, urgência, consultas externas, internamento, serviços complementares de diagnóstico, apoio não clínico, serviço de ambulância com disponibilidade 24 horas, bem como uma vasta rede de recursos humanos especializada e multidisciplinar.

ENDIAMA brilha na Conferência Internacional de Minas de Angola

Os Directores da Empresa Nacional de Diamantes de Angola, Rogério Guimarães, da direcção de Geologias e Fátima Proença, do Gabinete de Sustentabilidade, distinguiram-se nos painéis que foram inseridos à representarem a Holding, na matéria de Inovação, sustentabilidade, ambiente bem como na Geologia.

No capítulo de ambiente e responsabilidade social a Engenheira Proença, apresentou-se ousada em reconhecer posições passadas menos bons na exploração mineira e que agora a realidade é outra, fruto do avanço tecnológico, hoje a empresa assumiu um comprometimento sério com programas robustos de educação ambiental nas escolas, comunidade no geral, aos gestores das empresas do sector até ao último colaborador.

 No que concerne as acções sociais, é notório hoje, as realizações de grande volto de responsabilidade social, a construção de universidades em zonas de exploração mineira, e outras realizações, claramente o cidadão dessas localidades não é necessário deslocar-se para outras latitudes fazer formação, afirmou a Engenheira de minas.

 Já o Geólogo Rogério Guimarães, convidou os homens de negócios a investirem em projectos mineiros em promoção, cujo a actividade de prospecção aos mesmos foi feito com competente rigor e profissionalismo e que permitiu encontrar bons indicadores de minerais satélites os “diamantes” e que ao longo das pesquisas foi possível apurar também as ocorrências de outros minerais tais como o ouro e cobre sucessivamente.

ENDIAMA E.P CERTIFICAÇÃO DAS ISOs EM MARCHA

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola está em via de certificar a Holding, a Mining e o Laboratório de Diamantes também subsidiárias da diamantífera Nacional.

Após a certificação da Clínica Sagrada Esperança em 2008 com a ISO 9001, 2015, a Geongol nas ISOs 9001, 14001, 45001, 17025; CEFOPE 9001, 14001, 45001 em Dezembro de 2024, agora é chegada a vez da ENDIAMA sede na via de certificação com as 9001, 14001, a ENDIAMA MINIG com as ISOs 9001, 14001, 45001, Laboratório de Diamantes nas ISOs 17025, 2015 para completar o prestígio de Governança da empresa.

Neste momento está em curso a preparação para a certificação das ISOs a ser conduzida por uma equipa de consultoria Petroshore a trabalhar nas direcções da empresa para apurar o estado de prontidão que possa dar origem a Certificação da ENDIAMA E.P, das ISOs, já no próximo mês de novembro.

 Esta realidade das ISO, foi também um objecto de exposição no Stand da ENDIAMA E.P, na Conferência Internacional de Minas de Angola nesta sua 3ª edição de 2025.

ENDIAGRO suscita admiração aos recém-formados

Os estudantes universitários e recém-formados que visitaram o Stand da ENDIAMA, nesse último dia da Conferência, manifestaram uma admiração pelo projecto agrícola concebido pela empresa, atendendo a sua vocação no panorama nacional e mundial que é a exploração de diamantes.

Os visitantes abordaram os técnicos em serviço no stand mostrando também interesse em estágios profissionalizados para absorverem conhecimentos e lançarem-se ao mercado de trabalho.

AIMC: ENDIAMA LANÇA PROJECTOS SOCIAIS AMBICIOSOS   

 A Empresa Nacional de Diamantes de Angola ENDIAMA E.P, surpreendeu o público que acorreu ao seu Stand, na Conferência Internacional de Minas de Angola AIMC, no Centro de convenções do Talatona em Luanda.

Os projectos de Campus Universitários da Lunda-Norte, maquetado e a ENDIAGRO, mereceram destaque pelos visitantes.

A ENDIAGRO que projecta criar 3000 postos de trabalho directos e indirectos, almeja produzir até 2027, 10 toneladas de arroz e trigo, 20 toneladas de café, cacau e 50 toneladas do óleo de palma.

A intensão é de liderar a diversificação da base da economia nas zonas de exploração diamantífera, através do investimento e promoção da agroindustrial e serviços anexos.

Administradora Ana Feijó participa no Mining Summit 2025

A Administradora Executiva da ENDIAMA E.P. para a Área de Geologia e Desenvolvimento Mineiro, Eng.ª Ana Maria Feijó, participou no Mining Summit 2025, que decorreu no Centro de Convenções de Talatona, sob o lema “Mineração, Inovação e Sustentabilidade em Angola.”

Durante o evento, a Administradora integrou o Painel “Liderança Feminina e Diversidade na Mineração”, onde partilhou a experiência da ENDIAMA e reforçou o compromisso da empresa com a promoção da igualdade de género, a valorização do talento feminino e o desenvolvimento sustentável do sector mineiro angolano.

3.ª Edição:  Conferência de Minas de Angola abre portas amanhã

A ENDIAMA vai participar amanhã  quarta-feira, 22 de Outubro, na 3.ª Edição da Conferência Internacional de Minas de Angola (AIMC-2025),  no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda.

O evento que decorrerá de 22 a 23 do corrente mês, tem como objectivo atrair investimentos estratégicos, reforçar a indústria extractiva nacional, consolidar o posicionamento de Angola na agenda global da mineração sustentável, bem como promover o país como destino preferencial para o investimento mineiro.

Durante a conferência, a ENDIAMA vai intervir em diversos painéis de discussão de alto nível.

No primeiro dia de trabalhos o Sr. Presidente do Conselho de Administração, Dr. Ganga Júnior, fará parte da mesa-redonda subordinada ao tema “Financiando o Futuro: Atrair Investimento para Angola”.

 No segundo dia, intervirá outra responsável da empresa, a Engenheira Fátima Proença, Directora do Gabinete de Sustentabilidade,  no painel “Inovação e Sustentabilidade: O Futuro da Actividade”.

Paralelamente além da participação nos debates, a ENDIAMA  é também expositora com um stand que representará a empresa junto de outras entidades nacionais e internacionais do sector mineiro.

A cerimónia de abertura será presidida pelo Presidente da República, João Lourenço.

O evento estará aberto ao público nos dois dias, entre as 6h00 e 18h00.

SM Kaixepa lança programa de merendas e kits escolares nas comunidades

Mais de quinhentas crianças que frequentam o ensino primário em escolas circunvizinhas à área de concessão da mina de Kaixepa no município do Lucapa, província da Lunda Norte, passaram a beneficiar no último fim-de-semana de merendas e kits escolares para o presente ano lectivo, uma oferta da Sociedade Mineira do Kaixepa no âmbito da sua política de responsabilidade social corporativa.

Na ocasião o Regedor José Pedrito agradeceu o gesto que no seu entender vem ajudar a colmatar os índices de insucesso escolar naquela comunidade.

O administrador municipal adjunto Pedrito Ribaia em representação do titular, considerou que a Sociedade Mineira de Kaixepa com mais este gesto demonstra o compromisso com o bem-estar social das comunidades que circundam a sua área de concessão.

E do Conselho de Gerência de Kaixepa, segundo Luís Figueiredo Muambongue, as comunidades hão-de continuar a beneficiar de apoio com acções sustentáveis integradas no espírito do Sistema Único de Responsabilidade Social do Subsector Diamantífero. O responsável revelou que a par da distribuição das merendas, Kaixepa tem disponibilizado transporte diário para os alunos residentes distante da escola.

Testemunharam o lançamento do programa que teve lugar na Escola Primária Comandante Tchizainga, o Administrador Municipal Adjunto do Lucapa Pedrito Ribaia e o Chefe do Departamento de Estudos e Projectos Sociais da Fundação Brilhante, Evandro Furtado.

A concessão de Kaixepa está localizada a 10 quilômetros da sede municipal do Lucapa, na Lunda Norte e tem como acionistas a ENDIAMA E.P, MAOMA, LDA, KILUANJE KAMANGA, KUPOLU S.A.R.L, Fundo de Apoio à Juventude e aos Desportos, Agência Nacional das Industrias Culturais e Criativas e VDB Group, LDA.