As Sociedades Mineiras do Cuango e Chitotolo organizam partida de Futsal este sábado, d 1 de Abril pelas 8H nas instalações do centro cultural paz flor em Luanda.
Importa referir que a actividade visa saudar o dia do Pai, que comemora-se a 19 de Março.
A Clínica Sagrada Esperança procedeu hoje, 30 de Março,no anfiteatro do Hotel Diamante em Luanda , a abertura da VI Reunião de Intervenção Cardiovascular.
Trata-se de um evento anual, que junta mais de 300 especialistas, entre nacionais e estrangeiros, para abordar assuntos relacionados com patologias do foro cardiovascular.
Durante os trabalhos, o responsável dos Serviços de Cardiologia da CSE, José Roberto Santos, disse que o objectivo do encontro é a troca de experiência entre os profissionais de saúde que tratam de doenças cardiovasculares.
Recorde-se O Serviço de Cardiologia da Clínica Sagrada Esperança deu início no dia 28 de Março de 2023, no Centro de Formação da referida instituição, às actividades alusivas à 6ªReunião de Intervenção Cardiovascular com o curso pré Reunião de Intervenção Cardiovascular “ABC da Abordagem do Síndrome Coronário Agudo”.
A Fundação Brilhante, face social do subsector diamantífero, procedeu terça-feira 28.03.2023, em Luanda, a oferta de capacetes de proteção à Cooperativa Verbo Lindo de Moto taxistas.
O gesto visou acudir a solicitação daquela cooperativa existente há dois anos e que actualmente conta, segundo o seu Administrador adjunto Jones da Silva Felipe que agradeceu a acção, com cerca de três mil (3.000) associados.
Por seu turno Hermenegildo Gomes Lopes, Director-geral Adjunto da Fundação Brilhante ao proceder a entrega dos noventa (90) capacetes de proteção, enfatizou que a organização que representa junta-se assim as acções de sensibilização contra a sinistralidade rodoviária apostando na prevenção.
Ouça as entrevistas no link abaixo direcionado a sala de Imprensa da ENDIAMA
A Chefe de Departamento de Formação e Integração de Quadros do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Helena Campos, informou segunda-feira, em Luanda, que as empresas do sector mineiro poderão contar com um Plano de Desenvolvimento de Recursos Humanos com base na legislação, à semelhança do que acontece com as empresas do sector petrolífero.
A responsável falava durante a apresentação do PDRH e o Qualificador Ocupacional de Funções de Referência para as empresas que operam no sector dos Recursos Minerais em Angola, que teve lugar no auditório Albina Assis do edifício sede do MIREMPET.
Manuela de Carvalho, da Sociedade Mineira de Catoca, considerou ser uma mais-valia a apresentação do PDRH, tendo realçado que a empresa já possui um qualificador de funções, aprovado pelo Ministério da Administração Pública Trabalho e Segurança Social, e que pretende passar da execução manual para a digital.
“Tivemos com uma formação on job ministrada por técnicos do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e apresentar todo um conjunto de informação em tempo recorde penso ser muito proveitoso para a empresa”, concluiu.
Para Cruz Maya, representante do Projecto Yetwene, a extensão do referido plano para o sector mineiro é bem-vinda, pois afirma que as empresas têm encontrado muitas dificuldades no processo de submissão de informação ao Sistema Informático de Angolanização do Sector Petrolífero.
O Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes aprovou, na última semana, em Victoria Falls, Zimbabué, durante a sua 8ª Reunião Ordinária, o relatório da direcção interina, liderada por Angola.
Durante a sessão, o presidente zimbabueano, Emmerson Mnangagwa, sublinhou a importância da Organização na defesa dos interesses do continente e a necessidade de agregar valor aos diamantes, em benefício dos povos e nações africanos e felicitou a República Unida da Tanzânia que terminou o mandato de Presidente do Conselho de Ministros da referida Associação.
Na ocasião, o ministro de Minas e Desenvolvimento Mineiro da República do Zimbabué, Wilson Chitango, foi empossado como Presidente do Conselho de Ministros, a República da Serra Leoa foi indicada para o cargo de Vice-presidente da ADPA e a angolana Justina Fernando é a nova directora-adjunta para Area de Suporte da Organização.
Os participantes ao evento aprovaram, igualmente, o Relatório do Comité de Peritos, tendo sido ultrapassado os constrangimentos relacionados com a eleição da Namíbia para Directora Executiva-Adjunta para o Planeamento Estratégico.
Angola fez-se representar pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, indicado pelo ministro Diamantino Azevedo.
Fizeram igualmente parte da comitiva, o Director do Gabinete de Intercâmbio do MIREMPET, Luís António, o Secretário Executivo da Comissão do Processo Kimberley, Estanislau Buio, bem como o técnico da ENDIAMA- E.P., Etelvino Fialho.
São membros da ADPA, Angola, Camarões, Congo, RDC, República Centro Africana, República da Guiné, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Argélia, Mauritânia, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana, Gabão e o país anfitrião, Zimbabué.
A segunda jornada do torneio interno de futsal organizado pela ENDIAMA em alusão ao Dia do Trabalhador Mineiro disputou-se na manhã do passado sábado (15), na quadra desportiva do CATOCA.
O primeiro jogo foi disputado entre o misto da Fundação Brilhante e ENDITRADE vs CATOCA tendo como resultado a igualdade no placar de 6-6, o team da organização, a ENDIAMA teve a sua segunda vitoria sobre a ANRM 8-4, confirmando assim a sua invencibilidade, já a Clínica Sagrada Esperança venceu o CESME por 8-5.
O MIREMPET teve esse sábado para descano e deve jogar a próxima jornada.
De realçar que o sistema de jogo todos contra todos é o formato da competição e promove o encontro entre empresas do sub-sector Mineiro, até ao momento competição conta com 53 golos apontados.
O director de Geologia da ENDIAMA- E.P, Rogério Guimarães, revelou, esta quarta-feira, 22, que os trabalhos desenvolvidos no projecto Luachimba encontram-se numa fase avançada e que já foi identificada a existência de minérios na sua concessão.
Em entrevista, Rogério Guimarães avança que, nos próximos tempos, a ENDIAMA poderá processar as primeiras pedras de diamantes na referida mina.
“Neste momento temos dois projectos próprios em curso, o Luachimba e o Xamacanda, que são os maiores desafios. Arrancamos com os trabalhos no projecto Xamacanda, em Janeiro deste ano, dando início ao levantamento do campo de vida e temos lá a equipa a trabalhar. Quanto ao Luachimba, está numa fase mais avançada. Já identificamos a existência do minério, estamos no bom caminho e esperamos começar a testar e processar ainda este ano”, disse.
Segundo o geólogo, o volume de quilates a ser processado na fase de produção piloto do Luachimba está dependente do estudo que será feito depois da entrada em funcionamento da sua planta de tratamento.
Os projectos Luachimba e Xamacanda, situados na Lunda Norte, nos municípios de Lucapa e Cuango, respectivamente, são detidos cem por cento pela ENDIAMA.
Ouça, abaixo, a entrevista do director de Geologia da ENDIAMA- E.P., Rogério
Procedeu-se nesta segunda-feira (20) nas instalações do complexo Hoteleiro da ENDIAMA a entrega de diplomas de capacitação aos técnicos do Gabinete de Marketing e Comunicação e Eventos pelo Director da empresa WANDERLEY PRODUÇÕES, Nambi Wanderley Quintino.
A formação é um dos factores chaves para o desenvolvimento do cidadão e das instituições.
O curso que decorreu no passado (03) de Fevereiro, esteve dividido em três partes, Fotografia, Edição e Filmagem (captação de vídeo, fotojornalismo, direção de iluminação, sonoplastia), 8 horas intensas de formação decorreram em formato teórico e pratico.
Importa referir que a empresa WANDERLEY PRODUÇÕES é de direito angolano, criada aos 16 de Fevereiro de 2008, esta localizada em Luanda presta vários tipos de serviço institucionais e muito mais.
O Centro de Formação da Clínica Sagrada Esperança, deu início, nesta segunda-feira, 20, em Luanda, ao curso de Abordagem do Doente com Acidente Vascular Cerebral na fase aguda.
Trata-se de uma formação, cujo objectivo é a identificação dos doentes com essa patologia, a fim de os proporcionar um tratamento mais adequado.
De acordo com a direcção do Centro de Formação da Clínica Sagrada Esperança, os conteúdos a serem ministrados durante a formação estão relacionados com a avaliação inicial do doente com AVC, AVC isquémico, AVC hemorrágico, complicações agudas do AVC, o papel da neurocirurgia no AVC, entre outros.
O corpo de formadores é constituído por médicos angolanos, especialistas em neurologia e neurocirurgia, que vão partilhar os seus conhecimentos com os formandos durante 8 horas.
A Clínica Sagrada Esperança Realiza de 30 a 31 de Março as 8H , no hotel Diamante em Luanda, a 6º reunião de Intervenção Cardiovascular, sob o tema, “Cardiologia de Intervenção e as fronteiras do conhecimento”.
A palestra contará com prelectores Nacionais e Internacionais.
Abertura inédita do curso Pré-reunião de intervenção cardiovascular de ” ABC do SCA na urgência começa terça-feira, 28.