ENDIAMA Mining investe 40 milhões de dólares em prospecção

A ENDIAMA Mining investiu, nos últimos cinco anos, 40 milhões de dólares norte-americanos, em prospecção geológica em três projectos mineiros na província da Lunda-Norte, informou na última sexta-feira, em Saurimo, o seu  director-geral, Pedro Galiano, sublinhando que nesta fase de prospecção estão empregados cerca de 600 jovens.

Sem especificar a data do término da prospecção e os indicadores em termos de reservas de diamantes, assegurou que os resultados preliminares são animadores.

Fez saber que o valor serviu também, para salvar os projectos Uari e Luembe, que por razões técnicas e financeiras estavam a beira da falência.

Por outro lado, informou que desde 2019, a instituição investiu mais de dois milhões de dólares em projectos de intervenção ambiental.

No quadro da responsabilidade social corporativa, anunciou a disponibilização, a partir de Novembro de 2025, de dois milhões de dólares para projectos cognominados, oficinas para produção artesanal de sabão e formação profissional para os jovens.

Acrescentou que o montante servirá também para espectáculo músico-cultural de beneficência, cujas receitas servirão de apoio às crianças desfavorecidas nas províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte e Luanda.

A ENDIAMA MINING é uma subsidiária técnico operacional da ENDIAMA- E.P, criada aos 24 de Abril de 2012.

Fonte: ANGOP

ENDIAMA promove workshop sobre SAP e Inteligência Artificial no sector mineiro

A ENDIAMA-E.P promoveu nesta quarta, 30, em Luanda, um workshop sobre SAP e Inteligência Artificial para o sector mineiro, numa parceria com a TIS, empresa angolana de consultoria tecnológica.

O administrador executivo da diamantífera estatal, Teófilo Chifunga, disse, na ocasião, que o objectivo do encontro é a partilha de conhecimento e troca de experiências sobre a aplicação dessas ferramentas no sector mineiro.

O responsável afirmou ser actualmente uma realidade a existência do SAP e da Inteligência Artificial na indústria diamantífera global, o que tem permitido a realização de várias tarefas com recurso às referidas ferramentas.

Sustentou que a Inteligência Artificial não vai, para já, reduzir a força de trabalho humana nas empresas, mas poderá estimular os seus gestores e funcionários a apostar na formação e capacitação permanentes.Por seu turno, o CEO da TIS, William Oliveira, lembrou as vantagens da utilização da Inteligência Artificial nas operações mineiras, sobretudo, na actividade de prospecção, com vista a se alcançar os resultados esperados, embora a sua eficácia nem sempre atinge os cem por cento.

De Beers considera Angola melhor local no mundo para a exploração diamantífera

O CEO da multinacional sul-africana de mineração De Beers, Al Cook, considerou, quinta-feira, em Luanda, Angola o melhor local, a nível do mundo, para se fazer exploração diamantífera.

Al Cook avançou estas declarações à imprensa, à saída de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, cujo mote da conversa foram os progressos alcançados pela De Beers no país.

O líder da De Beers, que se encontra em Angola para participar da II Conferência sobre Diamantes, disse ser por esta razão que a multinacional de mineração escolheu o país para actuar.

A multinacional de mineração está, neste momento, em fase avançada da realização do levantamento aéreo sobre a presença de diamantes em algumas regiões do país.

Al Cook fez saber que esta empreitada permitiu já descobrir seis potenciais Kimberlitos (rochas ígneas que podem conter diamantes). “Acreditamos que, quando explorados, poderão alavancar a indústria diamantífera em Angola”, assegurou o empresário.

Depois desta fase, a De Beers vai levar a cabo estudos geológicos, para certificar a presença de kimberlitos no país. “Nesta fase, estamos a realizar trabalhos de exploração, que poderão levar um ou dois anos”, ressaltou Al Cook, para quem, em caso de sucesso, a multinacional de mineração De Beers vai fazer um investimento de “biliões e bilões de dólares”. “Isso vai permitir empregar milhares de angolanos”, adiantou o CEO da De Beers.

A De Beers é uma empresa líder mundial em exploração de diamantes, com expertise em exploração, mineração, classificação, marketing e varejo de gemas .

Emprega mais de 20 mil pessoas em todo o pipeline global de diamantes, com muitas dessas pessoas nos seus países de origem.

A empresa é activa em todas as categorias da indústria de mineração de diamantes, tais como a céu aberto, no subsolo em larga escala de aluvião, no mar profundo ou em encostas. A empresa foi fundada por Cecil Rhodes, que foi financiado por Alfred Beit e a Rothschild.

Fonte: JA

AIDC 2024 – Assumido compromisso de intensificar a responsabilidade social


Os participantes à IIª Conferência Internacional de Diamantes de Angola – AIDC 2024 que encerrou esta quinta-feira, 24, assumiram em Comunicado final, dentre várias recomendações, o compromisso de “investir na mineração 4.0”, “intensificar iniciativas de responsabilidade social por parte das empresas e facilitar o acesso a financiamentos e seguros para projectos do sector”.
Já o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo destacou quarta-feira, na abertura do evento de cariz internacional, o importante papel que as empresas ENDIAMA E.P, SODIAM E.P e demais sociedades mineiras através da Fundação Brilhante – Face Social do Subsector Diamantífero têm jogado para o desenvolvimento socioeconómico da região leste e da sua população.
O Ministro ao discursar catalogou como “iniciativas louváveis” os programas sociais financiados por Catoca e operacionalizados pela Fundação Brilhante, onde, disse, “há uma maior participação da população, criando empregos”.
A título de exemplo referiu-se à inauguração o ano passado da fábrica de merenda escolar, que se enquadra na visão do Executivo de criação de empregos para a camada jovem.
A Conferência Internacional de Diamantes de Angola 2024 reuniu durante dois dias mais de 300 Delegados, Líderes, Especialistas e Profissionais da Indústria dos Diamantes para a discussão do desenvolvimento sustentável do sector diamantífero angolano.

AIDC-2024: abertura arranca nesta quarta-feira

O secretário de Estado para os Recursos Minerais e coordenador da II Conferência Internacional de Diamantes de Angola, Jânio Corrêa Victor, garantiu ontem, na Lunda Sul, que estão criadas todas condições para abertura do evento, nesta quarta-feira, no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo.

Segundo o responsável, a AIDC-2024 visa promover o sector mineiro, com o foco particular para a actividade de mineração de diamantes, e poderá reunir investidores nacionais e estrangeiros, especialistas e empresas do subsector diamantífero que actuam um pouco por todo o mundo.

Ouça, abaixo, o áudio do SERM Jânio Corrêa Victor:

Classificação e Avaliação de Reservas extremamente importante

O Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P, José Manuel Ganga Júnior, disse hoje 21 de Outubro em Luanda,  a margem do Workshop que antecede a realização da Conferencia Internacional de Diamantes que a Classificação e avaliação de reservas  mineiras é extremamente importante,

Falando a imprensa, o PCA, apontou que a Conferência tem como objectivo, promover o investimento mineiro em Angola, pois  as instituições quer nacionais e internacionais, grandes e medias empresas interessam-se aos nossos recursos mineras particularmente aos diamantes e propiciar riqueza para todos nós.

Presidente do Processo Kimberley visita ENDIAMA

Ahmed Bin Sulayem e Ganga Júnior engajados na promoção dos diamantes naturais

 O presidente do Processo Kimberley, Ahmed Bin Sulayem, visitou, esta quinta-feira, as instalações da Empresa Nacional de Diamantes de Angola, e manteve um encontro de cortesia com o conselho de administração da ENDIAMA, liderado por Ganga Júnior.

Durante o encontro, as duas entidades manifestaram interesse em continuar a trabalhar juntos na promoção dos diamantes naturais.

Foram também abordadas questões relacionadas com a eficiência no processo de rastreabilidade dos diamantes, para assegurar a certificação da sua origem e atender os desafios actuais.

Fez-se ainda uma avaliação do mercado internacional dos diamantes, tendo em conta a redução de preços, e a necessidade de todos os integrantes da cadeia de valores promover os diamantes naturais para gerar demanda.

Sobre a necessidade de rastreabilidade dos diamantes, concluiu-se que o Processo Kimberley vai continuar a trabalhar, no sentido de lançar a versão digital do certificado do PK o mais rapidamente possível.

Participou igualmente do encontro o presidente do conselho de administração da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa.

Banco Sol leva soluções financeiras à ENDIAMA

Uma equipa de profissionais do Banco Sol, esteve nesta manhã de quinta-feira, 17 de Outubro, nas instalações da ENDIAMA E.P, em Luanda,   com objectivo de expor os seus serviços e produtos bancários.

Os profissionais do banco sol, explicaram que o contacto mantido com os trabalhadores da Holding, é uma excelente oportunidade para conhecerem as soluções financeiras que o  Sol oferece.

Na ocasião os trabalhadores aproveitaram o momento, pedir esclarecimentos quiçá nos próximos tempos os interessados adiram aos pacotes apresentados.

Joanesburgo acolhe Fórum de Negócios de Recursos Minerais de Angola

O Governo da República de Angola realiza, no dia 6 de Novembro de 2024, no Centro de Convenções de Sandton, em Joanesburgo, África do Sul, o Fórum Empresarial de Mineração de Angola, com tema “Angola: Potencial Mineral e Oportunidades de Negócios para Investidores”.

De acordo com o programa, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, procederá a abertura do Fórum que visa promover o potencial geológico e mineiro do país por meio da oferta de áreas com pacote de dados geocientíficos que servem como base para o investidor tomar decisão; apresentar o quadro legislativo e o bom ambiente de negócios e divulgar os serviços disponíveis para apoiar as actividades mineiras.

São convidadas todas as empresas mineiras nacionais e internacionais que operam em Angola a participar do evento.

Para mais informações, os interessados devem aceder o link  https://angolamineralexploration.com/ ou contactar a Direcção Nacional de Recursos Minerais do MIREMPET através dos números +244 924495320 e +244 930 860 027 ou ainda pelo e-mail Paulo.tanganha@mirempet.gov.ao, fiel.sebastiao@mirempet.gov.ao.