O Conselho de Administração da Empresa Nacional de Diamantes de Angola fez, na manhã de hoje 29 de abril, em Luanda, a entrega formal de viaturas – zero km, a 12 trabalhadores que em janeiro deste ano, foram licenciados da reforma de trabalho.
O acto simbólico da entrega dos meios rolantes foi testemunhado pelos directores dos recursos humanos João Salvador, do GRESCRI, Priscila de Morais, a secretária da comissão sindical, Sebastiana Miguel, colaboradores da empresa e familiares.
Satisfeitos, os beneficiários reiteraram o seu agradecimento a direcção da empresa pelo gesto e salientaram que esse procedimento não pare por aqui e que seja também contemplado aos próximos colegas que abranjam ao processo de reforma.
Assim sendo, a direcção da empresa cumpre mais um capítulo de responsabilidade social interna, de uma promessa feita em janeiro deste ano, durante as festividades da ENDIAMA.E.P.
Os Colaboradores da Empresa Nacional de Diamantes de Angola, assistiram hoje, 28 de Abril, em Workshop temas relacionados com a saúde ocupacional que visa promover a segurança e o bem-estar dos trabalhadores no ambiente de trabalho.
Durante encontro a médica especialista em medicina no trabalho, Sheila Maria Cardoso, da Clínica Sagrada Esperança, que dissertou ao tema, como manter a saúde mental durante o exercício das actividades laborais, afirmou que é benéfico a ENDIAMA manifestar o compromisso para com a segurança e saúde dos seus trabalhadores, porque é preocupante em tornar cada vez mais os locais de trabalhos seguros e saudáveis primeiro porque é onde passamos a maior parte do nosso tempo, e quando temos esses cuidados com essas temáticas evitamos a ocorrência de doenças de caris profissional.
Ela envolve práticas e procedimentos que buscam prevenir doenças e acidentes, garantindo que os colaboradores possam realizar suas actividades de forma segura e saudável. De recordar que, o workshop realizou-se numa data consagrado como o dia mundial de segurança e saúde no trabalho.
Depois da província da Lunda Sul, a Fundação Brilhante – Face Social do Subsector Diamantífero procedeu ontem, quarta-feira, 23, a oferta de 21 toneladas de medicamentos diversos às autoridades sanitárias da Lunda Norte.
O gesto enquadra-se na iniciativa de reforço de stock e capacidade de resposta das autoridades sanitárias na região leste do país.
A receber das mãos do Director Geral Adjunto da Fundação Brilhante, Hermenegildo Lopes o lote de medicamentos cuja aquisição foi financiada pela Sociedade Mineira do Luele no âmbito do Sistema Único de Responsabilidade Social – SURS do subsector diamantífero, esteve o Chefe do Departamento de Logística da Direção Provincial da Saúde, Alberto Camaxi, na presença do Secretário-Geral do Governo Provincial da Lunda Norte, Estevão Catunda.
A Empresa Nacional de Diamantes de Angola ENDIAMA E.P. concedeu esta terça-feira, 21 de abril, em Saurimo, 25 bolsas de estudo para cursos profissionais de exploração mineira e de electromecânica a filhos de ex-trabalhadores.
A formação; que vai decorrer na Lunda-Sul, enquadra-se no projecto de bolsas, designado Bolsas Integrais, da ENDIAMA E.P, destinadas a filhos de ex-trabalhadores de cinco empresas diamantíferas paralisadas: nomeadamente SML, Luarica, Luxinge, Fucauma e Yetwene.
O projecto de iniciativa da ENDIAMA E.P, está orçado num valor global de 280 milhões de Kwanzas, prevê alojamento em regime de internato e alimentação com a duração de um ano.
O critério de selecção dos candidatos foi baseado na classificação individual obtida num exame de aptidão, em Maio do ano passado, no município do Lucapa, na província da Lunda-Norte, aplicado a 43 candidatos.
O lançamento oficial das Bolsas Integrais aconteceu, no Centro de Formação Técnico Profissional da ENDIAMA (CEFOPE), e contou com a presença de representantes dos governadores da Lunda-Norte e da Lunda-Sul, bem como de membros do Conselho de Administração da ENDIAMA.
Iniciou hoje, 22, em Saurimo, a cerimónia de lançamento de bolsas integrais, destinadas a filhos de ex-trabalhadores da ENDIAMA afectos a cinco projectos mineiros paralisados: Lucapa,Luxinge,Luarica,SML e Yetwene.
O evento está a decorrer no anfiteatro do Centro de Formação Técnico Profissional da ENDIAMA, contando com a presença de entidades dos Governos Provinciais da Lunda-Norte e da Lunda-Sul, Administradores, Directores e Delegados da ENDIAMA, bem como de membros da comissão técnica conjunta de trabalhos.
A primeira intervenção do dia coube a Lufianlisso António, Director do CEFOPE, que considerou tratar-se de uma etapa desafiante na vida dos formandos, tendo garantido estarem acauteladas todas as condições formativas, logísticas e sociais para os bolseiros, apelando ainda ao seu engajamento e bom aproveitamento.
Seguiu-se Mendes Gaspar, Vice-Governador da Lunda-Sul, que referiu que o momento representa um compromisso com o desenvolvimento de talentos nacionais.
Por seu turno, Ana Maria Feijó, Administradora da ENDIAMA, expressou honra e entusiamo pela abertura deste ciclo, momento que reputou de “histórico, e corolário de um longo processo negocial, que evidenciou que com diálogo, compreensão e boa vontade, é sempre possível alcançar consensos e acomodar vontades, em nome de um bem comum”.
Já Baptista Tunganeno, coordenador adjunto do grupo técnico, procedeu à apresentação do grupo de beneficiários.
A ENDIAMA participou no dia 17 deste mês, numa Feira Educativa que decorreu na sede do ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), no âmbito das jornadas comemorativas do Dia do Trabalhador Mineiro Angolano.
O evento contou com a presença do ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, que se dirigiu aos estudantes e recém-admitidos nas diversas áreas do sector, partilhando a sua trajectória académica, bem como os desafios enfrentados ao longo da sua carreira.
Durante a sua intervenção, o ministro deixou conselhos práticos e motivadores, incentivando os jovens a manterem-se resilientes e comprometidos com o desenvolvimento do sector mineiro angolano.
A Feira teve igualmente a participação de várias empresas do sector mineiro e petrolífero, que apresentaram iniciativas, projectos e perspectivas de crescimento num espaço dedicado ao intercâmbio de experiências e conhecimento técnico.
Entre os quadros destacados da ENDIAMA presentes no evento, estiveram o administrador executivo Teófilo Chifunga e o director de Geologia, Rogério Guimarães, que acompanharam de perto as actividades da feira.
Como oradora principal, a directora do Gabinete de Sustentabilidade, Fátima Proença, conduziu uma apresentação sobre a ENDIAMA, abordando as suas áreas de actuação, os projectos de sustentabilidade em curso e os objectivos estratégicos da empresa, alinhados ao seu slogan actual: “Sustentabilidade que brilha.
O anúncio foi feito na cerimónia realizada na quinta-feira, 17 de Abril, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, por ocasião das Jornadas alusivas às celebrações do Dia do Trabalhador Mineiro Angolano.
O ministro Diamantino Azevedo testemunhou o acto, que serviu igualmente para homenagear, a título póstumo, vários profissionais da classe, com destaque para Ismael Mateus, jornalista veterano falecido em Outubro do ano passado, vítima de acidente de viação.
Na ocasião, o ministro felicitou os vencedores das sete categorias e referiu que tem “um enorme respeito por quem carrega um bloco de notas, um microfone ou uma câmera” com seriedade.
“Estamos aqui para celebrar quem faz bem o seu trabalho, quem informa com rigor, escreve com clareza e respeita a inteligênciado leitor. O bom jornalismo não grita, explica; não inventa, imvestiga; não serve interesses (pessoais), serve o público”, declarou o governante.
O director geral de Catoca, promotor do evento, reafirmou o compromisso da empresa com a responsabilidade social e desejou felicidades aos vencedores e a toda a classe jornalística. “Nós estamos convosco e reconhecemos o vosso mérito”, disse.
O “Grande Vencedor” da terceira edição do Prémio Catoca de Jornalismo dedicou o prémio ao povo angolano, ressaltando que a sua distinção não celebra apenas o trabalho jornalístico, mas consagra uma escuta profunda e um diálogo comprometido com as dificuldades, esperanças e caminhos do nosso país.
Autor de uma entrevista com o arcebispo Dom José Manuel Imbamba, à Televisão Pública de Angola, emitida no dia 4 de Abril de 2025, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, que o qualificou como vencedor do Grande Prémio, Hermenegildo Olga considerou que “mais do que um exercício jornalístico, foi um encontro entre a fé e a realidade, entre a palavra e o silêncio, entre a memória, o sonho e uma oportunidade de olhar Angola com os olhos de reconciliação e fraternidade”. O Prémio Catoca está avaliado em 20 milhões e 500 mil kwanzas, o grande vencedor leva para casa cinco milhões de kwanzas, o Jornalista
O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos pretende aumentar os investimentos no sector da mineração, com o objectivo de reforçar a contribuição deste sector para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Segundo o secretário de estado Jânio Corrêa Victor, disse que um dos grandes desafios do nosso executivo na altura do titular do poder Executivo foi que nós relançássemos a nossa indústria mineira, isto é ainda no ano de 2017, e foi com base nisso que trouxemos as grandes empresas mineradoras para o nosso país que, naquele momento devido aos vários condicionalismos só tínhamos uma.
Fruto dos esforços engajados hoje temos empresas como a Rio tinto, anglo América a De Beers e tantas outras que nesse momento estão a exercer suas actividades de prospecção.