Aniversariantes do último trimestre de 2025 homenageados hoje

A habitual cerimónia de aniversariantes de 2025, aconteceu hoje, 19 de fevereiro, no anfiteatro da ENDIAMA sede, com a presença do Presidente do Conselho Administração José Manuel Ganga Júnior, que também faz anos aos dias 27 de Dezembro.

Foi um momento importante de convívio entre os aniversariantes e outros funcionários a volta de grande e saboroso bolo denominado pasta americana.

Acordo de Luanda expande-se com novos membros a prepararem-se para aderir ao NDC

A segunda reunião do Acordo de Luanda assistiu a uma expansão dos apoiantes do colectivo de comercialização de diamantes naturais, enquanto outros tomaram medidas para aderir ao Conselho de Diamantes Naturais (NDC).

O governo da República da Namíbia tornou-se signatário do acordo, criado em Junho de 2025. Ao aderir, a Namíbia compromete-se a apoiar a indústria de diamantes naturais através de uma contribuição acordada para um fundo global de comercialização da categoria, informou o NDC na segunda-feira.

Muitos dos principais intervenientes da indústria global, incluindo países produtores e organizações, assinaram o acordo, que será gerido pelo NDC. A reunião de alto nível teve lugar na African Mining Indaba 2026, na Cidade do Cabo, África do Sul.

«Os diamantes naturais ajudaram a moldar a história económica da Namíbia durante mais de um século, criando empregos, apoiando comunidades e contribuindo diretamente para o desenvolvimento nacional», afirmou Modestus Amutse, ministro da Indústria, Minas e Energia da Namíbia. «Ao aderir ao Acordo de Luanda, a Namíbia afirma que os países produtores têm tanto interesse como responsabilidade em contar a verdadeira história dos diamantes naturais. Trata-se de garantir que o valor criado pelos nossos recursos continue a beneficiar o nosso povo, hoje e nas gerações futuras.»

Na conferência, o Conselho de Promoção das Exportações de Gemas e Joias (GJEPC) assinou um memorando de entendimento (MoU) com o NDC, indicando o desejo de trabalhar em conjunto numa «campanha global para a comercialização de diamantes naturais», afirmou o GJEPC. Entretanto, o Centro Multicomodidades de Dubai (DMCC) assinou uma carta de intenções para aderir ao conselho. Ambas as organizações tornar-se-ão membros do NDC até 1 de Maio.

Estas medidas seguem-se ao anúncio, no mês passado, de que as empresas estatais angolanas ENDIAMA e Sodiam, que também assinaram o acordo, aderiram ao NDC.

ENDIAMA: Diversificação do portefólio em curso

A ENDIAMA poderá, ainda este ano, alavancar as primeiras minas de ouro, afirmou o presidente do conselho de administração da diamantífera estatal, Ganga Júnior.

As declarações do gestor foram proferidas durante o dia de Angola, hoje, 10, no Mining Indaba 2026, durante a mesa redonda “Desvendando o potencial mineral de Angola através de parcerias sólidas”.

De acordo com Ganga Júnior, “a lapidação já é uma realidade”, tendo referido que os níveis de produção estão positivos, chegando a 15 milhões de quilates em 2025.

Ministro apela ao investimento em Angola

O Ministro dos Recursos Minerais,Petróleo e Gás,Diamantino Azevedo, apelou hoje, 10, na Cidade do Cabo, ao investimento no sector Mineiro Angolano.

Falando no discurso de abertura do dia de Angola,o governante  destacou as reformas legais e fiscais implementadas pelo Governo angolano, que posicionam o País como um destino seguro para investimentos.

Adicionalmente, Diamantino Azevedo fez saber que o potencial do nosso País vai além dos diamantes, destacando a existência de minerais essenciais para a industrialização de Angola e  a transição energética, tendo referido estarem em curso iniciativas voltadas para o Cobre e o Nióbio, e destacado que o início da refinação de ouro é uma prioridade estratégica para Angola.

Por último, o responsável reiterou a disponibilidade e necessidade de se estabelecer parcerias estratégicas para a criação de valor a longo termo.

INDABA: Agenda cheia para o dia de Angola

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás realiza, nesta terça-feira, no Mining Indaba, o Dia de Angola, um dos momentos centrais da participação do País no evento que decorre na Cidade do Cabo, África do Sul.

De realização anual, o Dia de Angola serve para divulgar as potencialidades do sector mineiro nacional e apresentar oportunidades de investimento, além de promover debates sobre os principais desafios e perspectivas da mineração em Angola.

A ENDIAMA terá papel de destaque, com o seu PCA, Ganga Júnior, a participar na mesa-redonda “Desvendando o potencial mineral de Angola através de parcerias sólidas”.

O programa inclui ainda uma apresentação de Rogério Guimarães, Director de Geologia, sobre as operações em curso e oportunidades de negócio, bem como a intervenção de Miguel Vemba, director de Operações Mineiras e Gestão de Participações, no painel “Investimento em mineração para a prosperidade partilhada”.

Mining Indaba arranca hoje com a presença de empresas angolanas

Arrancou nesta segunda-feira,9, na Cidade do Cabo, África do Sul, a Conferência de Minas Mining Indaba 2026.

Nesta 32.ª edição do evento, que decorre sob o lema: “Juntos mais fortes: progresso através de parcerias, Angola marca presença com 13 empresas, uma participação conjunta, denominada “Angola’s Mineral Potential”.

A delegação angolana é chefiada pelo Ministro dos Recursos Minerais,Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

Destaca-se a participação de empresas como a ENDIAMA, SONANGOL, SODIAM, Sociedade Mineira de Catoca, Sociedade Mineira do Luele, entre outras.

O Mining Indaba decorre até ao próximo dia 12 de Fevereiro.

Angola busca investidores na Mining Indaba 2026

O Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET) realizou, nesta quinta-feira, 5, uma conferência de imprensa para contextualizar a participação de Angola na 32.ª edição da Mining Indaba, que decorre de 9 a 12 de Fevereiro, em Cape Town, África do Sul.

O Director Nacional dos Recursos Minerais, Paulo Tanganha, destacou que a estratégia do Executivo é atrair grandes, médios e pequenos investidores, dada a diversidade dos depósitos minerais existentes no país. Sublinhou ainda que os investimentos no sector variam actualmente entre 5 e 10 milhões de dólares em pequenas operações, podendo ultrapassar os 300 milhões em grandes empreendimentos, o que reforça a importância da presença de Angola neste certame.

Segundo a Administradora Executiva da EDIAMA-E.P, Ana Feijó, Angola participará com um stand unificado, reunindo instituições do sector e empresas diamantíferas e não diamantíferas. Estarão representados o MIREMPET, a Agência Nacional de Recursos Minerais, o Instituto Geológico de Angola, Catoca, Luele, Endiama, Caixepa, Cancuilo, Sonangol, Shining Star, HM Group, JS e Marvin Resource.

Ana Feijó acrescentou que a participação servirá para reforçar parcerias, promover o potencial mineiro do país e evidenciar o compromisso com inovação tecnológica, sustentabilidade e rentabilidade.

A programação do Dia de Angola, marcado para 10 de Fevereiro, incluirá painéis institucionais e técnicos, além da apresentação de projectos nas áreas do diamante, cobre e nióbio — minerais estratégicos para a diversificação da produção mineira nacional.

Fonte: MIREMPET

MIREMPET VENCE TORNEIO DE FUTSAL ENDIAMA 45 ANOS

A equipa de futsal do Ministério dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, venceu no último sábado 31 de Janeiro, a final do torneio de futsal ENDIAMA 45, organizado pela Empresa Nacional de Diamantes de Angola, em alusão ao seu aniversário.

A competição disputada por 4 equipas foi bastante renhida entre as formações concorrentes a ENDIAMA E.P, e a Catoca, protagonizaram um taco-ataco, com o jogo a registar um empate a 7 bolas da etapa complementar e que, o resultado final somente definiu-se na marcação de grandes penalidades. Já os azuis e brancos do MIREMPET, definiram a contenda do jogo após o prolongamento de 10 minutos por se registar um empate de 5 a 5 no tempo regulamentar entre a ANRM, e em detalhes a equipa do Ministério venceu por 7 bolas a 6 num jogo em que o equilíbrio foi a tónica dominante entre os dois conjuntos.

Assim sendo, a classificação colocou o MIREMPET em 1º lugar e vencedor da prova, em 2º a ANRM, em 3º a Catoca e por último, a ENDIAMA

Com a realização da 2ª fase dos jogos de futsal no centro cultural Paz Flor, deu-se por encerrar as festividades do 15 de Janeiro dia da criação da Diamantífera angolana, conforme explicou o Engenheiro Margarida, no fim do discurso de fecho das actividades.