2ª edição da AMC acontece em Novembro

A segunda edição da Conferência e Exposição Mineira (AMC 2023) acontece, nos dias 22 e 23 de Novembro, no Centro de Convenções de Talatona (CCTA), em Luanda, em torno do tema “Recursos Minerais, Sustentabilidade e Desafios”.

O evento, a ser organizado pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e a empresa AMETrade, é uma plataforma que visa promover as políticas do Sector Mineiro, as oportunidades de investimento, bem como a  fomentar parcerias e negócios em toda cadeia de valor da mineração nacional.

Recorde-se que em 2019 na primeira edição, a Empresa Nacional de Diamantes de Angola, destacou-se no evento, acolhendo um maior número de visitantes com destaque para o Presidente da República, João Lourenço.

ENDIAMA inicia pagamento das compensações a mais de dois mil ex-trabalhadores

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola inicia, na segunda-feira, 30 de Outubro, o processo de pagamento das compensações aos ex-trabalhadores das empresas mineiras paralisadas há mais de dez anos na província da Lunda Norte.

De acordo com o coordenador da Comissão Técnica Conjunta deste processo, Felizardo Elias, são no total 2423 ex-funcionários das sociedades mineiras do Lucapa, Luarica e Yetwene, que operavam no município de Lucapa, e dos projectos diamantíferos do Luxinge e do Fucauma, localizados no município de Cambulo.

O responsável avança que as referidas compensações resultam de um acordo assinado em 2013, entre a direcção da ENDIAMA e o colectivo de ex-trabalhadores daquelas empresas, sendo que cada um deles poderá receber uma quantia monetária que varia entre um milhão e setecentos mil e um milhão e duzentos mil kwanzas.

Para além desses valores, Felizardo Elias explica que os ex-colaboradores das empresas em causa vão ainda beneficiar de um projecto de empreendedorismo, à sua escolha, e de um processo de atribuição de bolsas de estudos para aumentar o seu grau académico, bem como dos seus dependentes.

O coordenador da Comissão Técnica Conjunta das negociações do processo de compensações dos ex-trabalhadores das sociedade mineira do Lucapa, Laurica, Yetwene, Luxinge e Fucauma, garante que esse trabalho estará concluído em Junho de 2024, depois da segunda fase do processo de cadastramento dos ex-trabalhadores em falta.

Ouça, abaixo, o áudio do coordenador da Comissão Técnica Conjunta, Felizardo Elias.

ENDIAMA realiza workshop sobre Corporate Governance & Compliance

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola realizou, nesta quinta-feira, 26 de Outubro, em Luanda, um workshop sobre Corporate Governance & Compliance, dirigido aos presidentes dos conselhos de gerência das sociedades mineiras e responsáveis de projectos diamantíferos angolanos.

A partilha de conhecimentos teve lugar na sala multiusos do edifício sede da ENDIAMA, e contou com a participação de cerca de cem gestores, entre responsáveis do topo e da chefia intermédia.

O evento foi testemunhado pelo Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA- E.P, Ganga Júnior, que afirmou ser uma mais-valia para os participantes e para empresa, de uma forma geral, sublinhando que formações como essa permitem assegurar maior transparência na gestão de qualquer empresa pública ou privada.

ENDIAMA investe seis milhões de dólares em responsabilidade social

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola investiu nos últimos cinco anos um total de seis milhões de dólares norte-americanos na maternidade Lucrécia Paím, para a melhoria da assistência materna e neo-natal daquela unidade hospitalar, vocacionada ao acompanhamento médico de mulheres grávidas até ao final da gestação, bem como os cuidados a ter com as parturientes.

O apoio financeiro enquadra-se no âmbito da sua responsabilidade social, e é fruto de um memorando rubricado em Maio de 2018, entre o ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e o ministério da Saúde.

A directora geral da maternidade Lucrécia Paím, Lígia Alves, disse nesta sexta-feira, em Luanda, que, como resultado desse investimento, a instituição que dirige conta actualmente com unidades de cuidados intensivos “modernas” e equipadas com material de ponta.

De acordo com a responsável,  dos benefícios do referido apoio, constam igualmente a melhoria da rede de comunicação interna da instituição, a construção e apetrechamento do edifício da pediatria da maternidade, para garantir assistência a crianças que nascem de forma prematura, entre outros.

Ouça, abaixo, o áudio da entrevista da directora geral da maternidade Lucrécia Paím, Lígia Alves:

Ouça, abaixo, o áudio da entrevista da directora geral da maternidade Lucrécia Paím, Lígia Alves:https://endiamaimprensa.com/endiama-investe-seis-milhoes-de-dolares-em-responsabilidade-social/

Presidente da República anuncia inauguração da mina do Luaxe

O Presidente da República, João Lourenço, anunciou para este ano a inauguração da mina do Luaxe, tendo considerado como o maior projecto diamantífero do país.

O Chefe de Estado discursava, esta segunda-feira, em Luanda, sobre o estado da Nação, onde revelou que estão igualmente em curso outros projectos diamantíferos, com destaque para o Lulo, na província da Lunda Norte.

João Lourenço fez saber, por outro lado, que a indústria de lapidação de diamantes em Angola para além de já ser uma realidade, continua a demonstrar capacidade de crescimento.

“Com a recente inauguração de mais uma fábrica de lapidação, com capacidade para lapidar 5 mil quilates de diamante bruto por mês, proporcionando 120 postos de trabalho, o país passa a ter agora 7 fábricas de lapidação”, informou.

O Presidente João Lourenço avançou ainda que está em curso a construção de mais 29 fábricas de lapidação de diamantes, sendo 25 no Pólo Diamantífero de Saurimo e 4 no Pólo Diamantífero do Dundo, para agregar valor ao mineral bruto e garantir maior oferta de emprego numa indústria de alta tecnologia.

Tradição Cokwe evidenciada em três dias de Festival

Encerrou domingo (15.10.23) a Iª Edição do Festival das Tradições, iniciativa de periodicidade anual do Gabinete da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Governo Provincial da Lunda Norte.

Durante três dias a Cultura Lunda Cokwe esteve em destaque nas suas variadas formas desde a dança, música, gastronomia, artesanato, aos jogos e rituais tradicionais. Grupos provenientes dos quatro cantos da província demostraram o potencial das suas zonas de origem num misto de cor, alegria e festa.

No final a reação de satisfação do Vice-Governador para o Sector Técnico e Infraestruturas Domingos Dala em representação da Governadora provincial foi manifestada.

De igual modo o Músico Santos Católica, Embaixador do Festival enalteceu o gesto da Fundação Brilhante patrocinadora do evento, que na sua opinião “é a parceira ideal da Lunda Norte para alavancar a Cultura”.

E Arleth Leandro Coordenadora do Gabinete Técnico de Cultura e Artes da face social do subsector diamantífero deu nota positiva à primeira edição do Festival e disse estar já na forja a preparação da segunda edição.

Ouça os depoimentos da organização clicando https://endiamaimprensa.com/tradicao-cokwe-evidenciada-em-tres-dias-de-festival/.

Leilão de diamantes da SODIAM rende mais de 20 milhões de dólares

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola informou, esta quinta-feira, que arrecadou 22 milhões de dólares norte-americanos com a venda em leilão de 1.329,89 quilates de diamante bruto.

Trata-se do 7.º leilão de diamantes realizado em Luanda e contou com pedras especiais das Sociedades Mineiras do Lulo, Kaixepa, Somiluana, Catoca e Luele, de acordo com um comunicado da SODIAM distribuído à imprensa.

Os diamantes mais valiosos vieram da mina do Lulo e renderam quase 18 milhões de dólares, tendo participado no leilão 37 empresas dos principais mercados de diamante do mundo.

De acordo com o presidente da SODIAM, Eugénio da Rosa, citado no mesmo comunicado, apesar das circunstâncias adversas para a indústria diamantífera global, “foi possível arrecadar uma receita acima das expetativas dos produtores, o que demonstra que existe ainda uma demanda aceitável no mercado internacional, para determinadas categorias de pedras”.

Lulo encaixa mais de 15 milhões de dólares no leilão da SODIAM

A mina do Lulo arrecadou 15,7 milhões de dólares norte-americanos, como resultado da venda de sete pedras de diamante durante o leilão realizado pela SODIAM, em Luanda.

A informação foi avançada, esta quinta-feira, pelo director geral da Lucapa Diamond, Nick Selby, citado num comunicado da referida empresa sobre o assunto.

Nick Selby referiu ainda que o concurso demonstrou que a fraqueza que se verifica actualmente nos produtos mais pequenos que entram no mercado da joalharia com diamantes, não parece ter-se traduzido nas pedras grandes e de alta qualidade, onde a procura e os preços se mantêm robustos.

De acordo com o documento, a SODIAM comercializou um total de 534,9 quilates, a um preço médio de USD 29.401 por quilate.

Dos sete diamantes excepcionais do Lulo vendidos no concurso, destacam-se o diamante Branco Tipo IIa de 180 quilates recuperado a 30 de Junho de 2023 e o diamante Rosa de 66 quilates que atraíram os preços mais elevados da sessão.

O lote do Lulo incluía igualmente um diamante cor-de-rosa de 10 quilates, dois diamantes brancos com 96 e 77 quilates, e dois com 51 quilates cada.

A mina é operada pela Sociedade Mineira do Lulo, constituída pelas empresas angolanas ENDIAMA E.P (32%) e Rosas & Pétalas (28%), bem como pela australiana Lucapa Diamond (40%).