Uma equipa de técnicos do Gabinete de Sustentabilidade da ENDIAMA-E.P participou na quarta-feira, 29, no Workshop de Validação da Estratégia Nacional da Biodiversidade e Plano de Acção 2025-2030, realizado pelo Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC).
A actividade teve como objectivo actualizar a estratégia para a sua validação com novas directrizes e avanços científicos, avaliar o progresso e desafios da implementação, alinhar metas nacionais aos compromissos globais e reforçar a integração da biodiversidade em diferentes sectores.
De acordo com a organização, foi elaborado um exercício experimental, dividindo os participantes por grupos, onde os técnicos pertencentes ao GASUS, nomeadamente, Márcio Araújo e Ana Guimarães, integraram o grupo de validação da proposta de melhoria do plano de acção dos sectores, parte integrante do Plano Nacional de Acção, trazendo consigo uma nova dinâmica para colher contribuições significativas.
A ENDIAMA participou, esta quinta-feira, 30 de Janeiro, em Luanda, na Conferência Internacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (CIBAC), uma iniciativa que juntou líderes empresariais e ambientalistas para discutir e apresentar soluções inovadoras com vista a promover as áreas de conservação da biodiversidade.
A Empresa Nacional de Diamantes de Angola esteve representada pela directora do Gabinete de Sustentabilidade, Fátima Proença, na conferência organizada pelo ministério do Ambiente, que abordou o papel essencial da biodiversidade para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social do país e região.
O Presidente da República, João Lourenço, procedeu a abertura do evento e exortou a classe dos ambientalistas e outros especialistas ligados ao sector a realizarem estudos de variação ambiental que ajudem a evitar danos nas principais rotas migratórias de certas espécies.
Angola participa de 3 a 6 de Fevereiro na Cidade do Cabo, África do Sul, na 31ª Conferência Internacional de Minas e Exposição “Mining Indaba 2025”, que visa a discussão de temas sobre avanços tecnológicos, práticas sustentáveis e investimentos no sector da mineração.
A delegação angolana ao maior evento africano de investimentos no sector mineiro, chefiada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, conta com mais de 40 integrantes, entre altos responsáveis deste departamento ministerial, da Agência Nacional de Recursos Minerais, do Instituto Geológico de Angola, da ENDIAMA-E.P e da SODIAM-E.P.
A administradora-executiva da ENDIAMA-E.P e porta-voz da delegação angolana ao evento, disse em conferência de imprensa, nesta quinta-feira, na sede do MIREMPET, que o “Mining Indaba 2025” decorrerá sob o lema “Mineração africana à prova de futuro, hoje!”, e vai juntar profissionais de mineração, investidores e líderes da indústria e serve, igualmente, como um ponto de encontro privilegiado para networking, negociação e partilha de experiência de operadoras em projectos mineiros, com vista ao estabelecimento de possíveis parcerias.
Na ocasião, o director nacional de Recursos Minerais, Paulo Tanganha, informou que o dia 4 está reservado como dia de Angola ao evento, e será marcado por um fórum de negócios sob o lema “Angola: a Hora do Investimento Mineiro é Agora!”, a ser orientado pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
Tanganha referiu que, durante o certame, Angola fará a apresentação do seu potencial geológico-mineiro e das oportunidades de investimento para o referido sector.
Ouça os áudios abaixo, por ordem:
Porta-voz da delegação angolana, Ana Feijó.
Director nacional de Recursos Minerais do MIREMPET, Paulo Tanganha
A Empresa Nacional de Diamantes de Angola ENDIAMA E.P, homenageou hoje, 30 de Janeiro, os aniversariantes do último trimestre do ano transato.
A Administradora Ana Maria Feijó que proferiu o discurso de abertura coadjuvado pelos Directores de Recursos Humanos e da DAITI, João Salvador e Marco Martins, desejou a todos os aniversariantes da última edição dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro felicidades e sucessos na vida pessoal e profissional.
A actividade decorreu num clima de total harmonia entre os colegas demonstrando a coesão da família ENDIAMA.
Da lista de aniversariantes destacou-se também o nome do Senhor Presidente do Conselho de Administração José Manuel Ganga Júnior.
Angola participará, entre os dias 3 e 6 de Fevereiro 2025, na Cidade do Cabo, África do Sul, na 31ª edição Conferência Internacional de Minas e Exposição “Mining Indaba 2025”,
Um evento fundamental para profissionais de mineração, investidores e líderes da indústria, que serve como um ponto de encontro privilegiado para networking, negociação e discussões sobre tópicos como avanços tecnológicos na mineração, práticas de mineração sustentáveis e oportunidades de investimento em projetos de mineração africanos.
A conferência decorre sob o Lema “Mineração africana à prova de futuro, hoje!”
A delegação angolana será liderada pelo Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, e integra representantes do MIREMPET e dos Serviços Superintendidos, nomeadamente da Agência Nacional de Recursos Minerais, do Instituto Geológico de Angola, da Endiama-EP, Sodiam-EP , empresas mineiras e da Embaixada de Angola na África do Sul.
Para 4 de Fevereiro, está agendado o “Dia de Angola”, um Fórum de negócios sob o lema “Angola: A Hora do Investimento Mineiro é Agora!”, a ser orientado pelo Ministro Diamantino Azevedo, no qual serão apresentados, o potencial geológico mineiro angolano, as oportunidades de investimentos e áreas disponíveis
O momento servirá também para a partilha de experiência de operadoras em projectos mineiros e estabelecer parcerias. O conceito da participação de Angola no Mining Indaba 2025 assenta numa exposição em dois stands: “O potencial mineiro de Angola”, associa instituições do Ministério e empresas do subsector não diamantífero, e “O Potencial do diamante angolano”, que integra empresas diamantíferas.
O Mining Indaba 2025 será antecedido, no dia 2 de Janeiro, por um Simpósio Ministerial, a ser realizado com o tema ‘”Construindo uma cadeia de valor de mineração africana unificada: Aprimorando as melhores práticas”, onde estarão reunidos líderes governamentais africanos, partes interessadas da indústria e figuras chave no sector de mineração para enfrentar desafios críticos e promover a colaboração.
Este ano, centrar-se-á nas melhores práticas em toda a cadeia de valor da mineração, incluindo a emissão de licenças, administração de recursos e agregação de valor no downstream.
Iniciou hoje (29 )em Doha, Catar, o Doha International Diamond & Gem Conference.
Trata-se da primeira edição do evento ,que reúne entidades governamentais ,diplomáticas e empresariais, para reflectir e debater sobre os temas mais actuais e prementes da indústria global de diamantes.
Sendo o foco principal do evento a necessidade de estimular o interesse dos consumidores por diamantes naturais, destacam-se igualmente temas relacionados às novas tecnologias associadas à indústria, sustentabilidade e desenvolvimento social.
Angola faz-se representar pelo seu Embaixador no Catar, António Coelho Ramos da Cruz ,sendo que pelas empresas SODIAM e ENDIAMA E.P. participam Fernando Amaral(Administrador) e Elton Escrivão (Director de Comercialização).
Ao longo dos próximos dias a ENDIAMA realizará encontros exploratórios a fim de identificar potenciais oportunidades.
A Conferência Internacional de Minas de Angola (AIMC-2025) acontece em Luanda, de 21 a 23 do mês de Outubro, e contará com a participação de diversos intervenientes do sector, entre os quais, entidades governamentais, especialistas, operadores do sector mineiro, representantes da Sankofa Eventos e Bumbar Mining.
A cerimónia de pré-lançamento do evento teve lugar nesta quarta-feira, na sede do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e foi orientanda pelo Secretário de Estado dos Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor.
A actividade contou a presença da administradora-executiva da ENDIAMA-E.P, Ana Maria Feijó, dos presidentes dos conselhos de administração da Agência Nacional de Recursos Minerais, Jacinto Rocha, e da SODIAM-E.P, Bravo da Rosa.
O AIMC enquadra-se na estratégia do Executivo angolano plasmadas no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2023-2027), com vista a promover o desenvolvimento da actividade mineira nacional e contribuir para a diversificação económica do país.
Os Técnicos do Gabinete de Responsabilidade Social, Comunicação e Relações Institucionais da ENDIAMA E.P, foram capacitados ontem, 21 de Janeiro, no Miramar, em técnicas de reportagem Jornalística.
A acção formativa básica administrada pelo colega Sabino Costa, do GRESCRI, durou quatro horas e teve como objectivo aprimorar conhecimentos em recortes rápidos de vídeos em tempo real, quando estamos a cobrir eventos da empresa para alimentar com brevidade os nossos veículos de comunicação interna e externa.
A ENDIAMA continua engajada na implementação das normas ISOs em todas as empresas subsidiárias do grupo, com vista a assegurar o desenvolvimento das actividades, observando os padrões internacionalmente aceites em matérias de gestão de qualidade, gestão do meio ambiente, sistema integrado, higiene e segurança no trabalho.
A informação foi avançada esta semana, pelo presidente do conselho de administração, Ganga Júnior, durante a apresentação do balanço das actividades realizadas pela empresa durante o ano de 2024 e as perspectivas para 2025.
Por seu turno, o director-geral do Centro de Formação Técnico-Profissional da ENDIAMA, Lufianlisso António, afirmou estar concluído o processo de certificação internacional naquela instituição e, actualmente, o CEFOPE já dispõe dos certificados das ISOs 9001, 14001, 45001.
A Empresa Nacional de Diamantes de Angola deu início na terça-feira, 14, à primeira fase de reflorestação da centralidade do Mussongue.
O acto simbólico de plantação de 300 mudas de diversas espécies, decorreu no âmbito das celebrações dos 44 anos da ENDIAMA.
A actividade orientada pelo PCA da ENDIAMA, Ganga Júnior, que se fez acompanhar por membros do Conselho de Administração e Directores da empresa, contou com a participação de gestores de sociedades mineiras convidadas.
A acção serviu para reafirmar o compromisso do subsector diamantífero com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentavel, por via das boas práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) integrando princípios ambientais, sociais e de governança.