A ENDIAMA-E.P promoveu nesta quarta, 30, em Luanda, um workshop sobre SAP e Inteligência Artificial para o sector mineiro, numa parceria com a TIS, empresa angolana de consultoria tecnológica.
O administrador executivo da diamantífera estatal, Teófilo Chifunga, disse, na ocasião, que o objectivo do encontro é a partilha de conhecimento e troca de experiências sobre a aplicação dessas ferramentas no sector mineiro.
O responsável afirmou ser actualmente uma realidade a existência do SAP e da Inteligência Artificial na indústria diamantífera global, o que tem permitido a realização de várias tarefas com recurso às referidas ferramentas.
Sustentou que a Inteligência Artificial não vai, para já, reduzir a força de trabalho humana nas empresas, mas poderá estimular os seus gestores e funcionários a apostar na formação e capacitação permanentes.Por seu turno, o CEO da TIS, William Oliveira, lembrou as vantagens da utilização da Inteligência Artificial nas operações mineiras, sobretudo, na actividade de prospecção, com vista a se alcançar os resultados esperados, embora a sua eficácia nem sempre atinge os cem por cento.


