A joint venture de mineração da De Beers em Angola descobriu hoje, 12 de Agosto, um novo depósito de kimberlito, a fonte mais comum de diamantes extraídos.
A empresa anunciou em um comunicado, que descreveu a descoberta como a primeira do gênero em três décadas.
A De Beers afirmou que a joint venture identificou o kimberlito em sua primeira perfuração em um grupo de alvos de alta prioridade em julho passado.
A companhia afirmou que mais perfurações, levantamentos geofísicos e análises laboratoriais serão realizadas nos próximos meses para confirmar o tipo de kimberlito e avaliar seu potencial diamantífero Kimberlitos são um tipo raro de rocha que traz diamantes à superfície por meio de erupções vulcânicas.
A De Beers retornou a Angola em 2022, após deixar o país uma década antes devido a explorações malsucedidas.
A gigante britânica, assinou dois acordos de investimento em mineração com o governo angolano em abril de 2022, seguidos por acordos de processamento e exploração de diamantes em 2024.
A Anglo American, empresa controladora, está se desfazendo da De Beers como parte de sua estratégia de focar em seus ativos de cobre e minério de ferro. A Anglo American, uma das maiores mineradoras do mundo com sede em Londres, está explorando depósitos de diamantes em Angola em parceria com a empresa angolana de diamantes Endiama.

