ENDIAMA investe na agroindústria

O Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA EP, Ganga Júnior, anunciou esta terça-feira a implementação de um projecto agro-industrial no município do Cuilo, província da Lunda-Norte, virado para a produção e transformação industrial de produtos agrícolas daquela região do país.

Em declarações à Angop sobre os projectos em curso e previstos na zona, financiados pela ENDIAMA no âmbito do seu quadro de responsabilidade social, frisou que o projecto vai priorizar a produção e processamento industrial de cereais (arroz, soja, milho e massambala).

Sem revelar os custos do projeto, Ganga Júnior disse que cerca de mil hectares de terra já foram preparados para que as primeiras sementes possam ser plantadas no início da temporada agrícola 2025/26, prevista para outubro deste ano.

Destacou ainda que a instituição, em parceria com o governo local, pretende transformar a província da Lunda-Norte num dos maiores polos agrícolas do país, fornecendo alimentos processados e industrializados ao mercado.

Dada a crescente exigência da população, “estamos a trabalhar para dinamizar o sector agrícola na Lunda-Norte, tendo já estruturado uma unidade técnica para gerir a agricultura industrial e comercial nesta parcela do território nacional”, sublinhou.

O PCA acrescentou que a ENDIAMA também planeia apoiar os agricultores a se tornarem empreendedores no setor.

Segundo Ganga Júnior, o projecto será integrado, envolvendo todos os municípios ao longo da Estrada Nacional 225 (Cuilo, Lóvua, Caungula e Cuango).

Além da produção, a instituição também está empenhada na formação de pessoal, estando em curso a construção do primeiro Instituto Secundário Agrário no município do Lóvua, com 16 salas de aula e financiado pela ENDIAMA.

Perspectivas para a safra agrícola 2025/26 à próxima campanha agrícola 2025/26, as autoridades da Lunda-Norte preveem uma produção de 2.764.479 toneladas de produtos diversos, contra 2.515.858 toneladas na campanha 2023/25.

Para atingir esse objetivo, 350.561 hectares de terra estão sendo preparados para 237.803 famílias camponesas,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *