O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, reafirmou o compromisso do seu pelouro em assegurar um ambiente regulatório estável, competitivo e sustentável, que permita ao sector mineiro crescer com responsabilidade e gerar riqueza para todos os angolanos.
Ao intervir, nesta terça-feira, em Luanda, na cerimónia de abertura da ExpoCatoca 30 anos, que reúne mais de 60 empresas e envolveu investimentos superiores a mil milhões de kwanzas, o ministro assegurou também o apoio permanente às empresas que, como a Catoca, independente da sua dimensão, demonstram que a boa gestão, a transparência e o compromisso social são os verdadeiros caminhos para a prosperidade.
O governante referiu que as acções de responsabilidade social, no apoio às comunidades, nos domínios da educação, saúde e infraestruturas dizem algo maior e que o valor de Catoca não se mede apenas em quilates, mas sobretudo no impacto positivo que gera na vida das pessoas.
Segundo Diamantino de Azevedo, ao abrir a EXPO, celebra-se a visão de que é possível transformar recursos minerais em progresso, desafios em oportunidades e trabalho árduo em esperança para milhões de angolanos.
Catoca é orgulho nacional. E a prova viva de que a excelência, a inovação e a responsabilidade social podem caminhar juntas. É a demonstração de como a empresa pode ser ao mesmo tempo altamente produtiva e profundamente humana¨, frisou.
O governante considerou que os trinta anos de existência da empresa se confundem com o próprio percurso recente de Angola, sendo três décadas que ela se afirmou como um símbolo nacional e como uma empresa que brilha, não apenas pelo diamante que extrai da terra, mas pela riqueza humana, social e económica que ajuda a construir.
Considerou os painéis temáticos, que marcarão os três dias da Expo, como um convite à reflexão colectiva, à inovação partilhada e à construção de consensos.
Sob o lema. Aqui, onde os diamantes encontram a comunidade, a mostra conta com a participação de 60 expositores e prevê uma visita diária de 500 pessoas.
Durante três dias, vão ser debatidos, entre outros temas, “Marcos e Desafios dos Diamantes de Catoca e Projecção Futura”, “Sustentabilidade e Competitividade no Sector Mineiro Angolano”, “Desempenho de Catoca enquanto contribuinte”, Desafios de Catoca e das Empresas Mineiras perante as Questões Tecnológicas e Energéticas”, “Normas Internacionais e Reforço da Reputação, Oportunidades” e “Desafios da Mineração Subterrânea em Catoca”
A Sociedade Mineira de Catoca Lda. (“Catoca”) é uma empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes.

