Leilão de diamantes rende USD 16,8 milhões

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) licitou, em leilão, na passada terça-feira, 07 de outubro, cerca de 36 pedras especiais de diamantes brutos, tendo arrecadado 16,8 milhões de dólares com a venda de 1.529,8 quilates.

Segundo uma nota, os diamantes foram explorados pelas Sociedades Mineiras do Somiluana, Lulo, Kaixepa, Mussende, Chitotolo, Calonda e Catoca, com resultados superiores de 9,14 por cento do valor esperado.

Os resultados arrecadados indicam que a Somiluana teve um valor de 791 mil dólares, Lulo (7,08 milhões), Kaixepa (726,7 mil), Mussende (1,06 milhão), Chitotolo (1,3 milhão), Calonda (808 mil) e Catoca (5,12 milhões).

Participaram no leilão um total de 38 empresas, representando as principais praças e centros mundiais de comercialização de diamantes. O formato actual de leilão, no âmbito do Decreto Presidencial 175/18, de 27 de Julho, tem obtido, cada vez mais confiança por parte das Sociedades Mineiras e dos compradores, devido à transparência do processo.

Citado pela nota, o administrador Executivo da SODIAM, José Silva, destacou que “devido à especificidade de algumas das pedras à venda, o resultado foi relativamente melhor que o previsto”.

 A SODIAM e parceiros do subsector Diamantífero “continuam a trabalhar no sentido de se manter a par da evolução dos preços”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *