O Conselho de Administração da ENDIAMA criou, no ano passado, uma área específica dentro da Fundação da Brilhante para responder às questões da Cultura e Artes no país, com realce à região Leste, para qual foi nomeada Arleth Leandro, como coordenadora, que garantiu o compromisso de contribuir para o fortalecimento do sector.
A coordenadora disse ser interesse da instituição desenvolver acções concretas com diferentes figuras ligadas a cultura, como artesãos, artistas plásticos, músicos, investigadores e toda a comunidade das belas artes.
Arleth Leandro afirmou que vai ser dada uma especial atenção à valorização da Cultura nacional, principalmente nas províncias do Leste, onde a Fundação Brilhante está sedeada na cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte.
“Todas as variedades e diversidades de hábitos e costumes dos povos, por via da música, dança, gastronomia, escultura e outras disciplinas artísticas têm espaço em termos de apoio no braço social do sub-sector diamantífero”, garantiu Arleth Leandro.
A coordenadora de Cultura e Artes da Fundação Brilhante afirmou que a instituição vai estabelecer parcerias com as associações cívicas, com vista à promoção, valorização e divulgação da cultura.
Afirmou que estão a ser gizadas acções específicas no domínio do teatro, artes plásticas e investigação artística para a programação sistemática de iniciativas que englobam as mais variadas vertentes da expressão cultural.
O diálogo intercultural, aproximação dos povos, preservação dos hábitos e costumes e actividades relacionadas com escolas tradicionais vão, também, merecer o apoio da Fundação Brilhante, de acordo com Arleth Leandro.
À semelhança do ano passado, disse, a instituição vai prestar uma especial atenção à literatura, mediante o lançamento de obras literárias, garantindo , apoios para o incentivo ao gosta pela leitura.
De acordo com Arleth Leandro, para este ano está em projecção o apadrinhamento de um livro sobre a “História da Cultura Lunda Cokwe”, uma abordagem que vai colocar à disposição dos investigadores e leitores temas de grande importância intelectual.
Sem revelar números, a coordenadora avançou que, em 2022, foi publicado um conjunto de novas obras literárias de diferentes autores nacionais, com a ajuda da Fundação Brilhante, tendo realçado a edição de um livro sobre “A dimensão cultural de Agostinho Neto”.
“Em 2022 , iniciamos a nossa jornada com a publicação de obras literárias, das quais destacamos a sobre o tema ‘A Dimensão Cultural da figura de Agostinho Neto’, no âmbito do centenário do Fundador da Nação, que estamos a celebrar”, disse.
Agostinho Neto, sublinhou, transmitiu sempre e deixou mensagens inspiradoras à nova geração que do ponto de vista cultural, vão servir como modelo para a Fundação Brilhante continuar a apoiar a dinamização das belas artes em Angola.
Arleth Leandro foi nomeada coordenadora de Cultura e Artes por via do despacho nº 07/PCA/2022 do Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, Ganga Júnior.
A Fundação Brilhante recebeu em Dezembro último, um certificado de reconhecimento do Governo Provincial da Lunda-Norte, pela contribuição na realização do FENACULT Especial Centenário localmente, em homenagem aos 100 anos de nascimento do Presidente Agostinho Neto, comemorados a 17 de Setembro do ano passado.
Em Fevereiro do ano passado, a instituição recebeu uma distinção fruto da cooperação para o êxito do Carnaval 2022 e a valorização da Cultura Lunda Cokwe.

