O Conselho de Ministros da Associação dos Países Africanos Produtores de Diamantes aprovou, na última semana, em Victoria Falls, Zimbabué, durante a sua 8ª Reunião Ordinária, o relatório da direcção interina, liderada por Angola.
Durante a sessão, o presidente zimbabueano, Emmerson Mnangagwa, sublinhou a importância da Organização na defesa dos interesses do continente e a necessidade de agregar valor aos diamantes, em benefício dos povos e nações africanos e felicitou a República Unida da Tanzânia que terminou o mandato de Presidente do Conselho de Ministros da referida Associação.
Na ocasião, o ministro de Minas e Desenvolvimento Mineiro da República do Zimbabué, Wilson Chitango, foi empossado como Presidente do Conselho de Ministros, a República da Serra Leoa foi indicada para o cargo de Vice-presidente da ADPA e a angolana Justina Fernando é a nova directora-adjunta para Area de Suporte da Organização.
Os participantes ao evento aprovaram, igualmente, o Relatório do Comité de Peritos, tendo sido ultrapassado os constrangimentos relacionados com a eleição da Namíbia para Directora Executiva-Adjunta para o Planeamento Estratégico.
Angola fez-se representar pelo Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, indicado pelo ministro Diamantino Azevedo.
Fizeram igualmente parte da comitiva, o Director do Gabinete de Intercâmbio do MIREMPET, Luís António, o Secretário Executivo da Comissão do Processo Kimberley, Estanislau Buio, bem como o técnico da ENDIAMA- E.P., Etelvino Fialho.
São membros da ADPA, Angola, Camarões, Congo, RDC, República Centro Africana, República da Guiné, Namíbia, África do Sul, Tanzânia, Argélia, Mauritânia, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana, Gabão e o país anfitrião, Zimbabué.

