Descoberta de novas minas é prioridade

O Administrador Executivo para Operações Mineiras da ENDIAMA E P., Laureano Paulo, reiterou esta quarta-feira, 07 de agosto, na cidade do Dundo, durante a realização do 2º workshop de balanço semestral da produção de diamantes que, a empresa está focada na descoberta de novas reservas de diamantes, com vista o aumento do número de minas e a melhoria do ciclo económico do subsector.

Discursando na abertura do acto de balanço semestral, Laureano Paulo, anunciou que, em breve, duas minas (Luachimba e Chamacanda), sob gestão da ENDIAMA, entram em funcionamento na província da Lunda Norte.

Segundo o Administrador, o sector está a trabalhar no sentido de elevar o tempo de vida útil da mina de Catoca para mais 20 anos, tendo em conta o seu potencial na balança económica do país.

“Catoca é hoje uma das melhores minas que temos no país, dentro dos próximos tempos poderemos não ter Catoca a produzir a céu aberto, razão pela qual, será necessário o aumento da capacidade produtiva e investigativa para termos o Catoca para mais duas décadas, sublinhou.

Destacou ainda que a mina do Luele, embora seja um projecto na fase embrionária, está a consolidar-se e nos próximos dias poderá ser um dos melhores projectos em África

Por outro, acrescentou que, a situação actual do mercado, não está muito satisfatória uma vez que as vendas dos diamantes estão abaixo dos 55 por cento do preço diagnosticado…

“Se termos em atenção que a prejecção inicial foi vender à 500 dólares por quilate, o preço médio e o preço real situa-se a 250, isso representa um grande transtorno, obrigando da parte dos gestores uma dinâmica e inteligência suficiente para manter as empresas intactas” frisou.

Quanto ao ecossistema, Paulo, apelou às empresas a melhorarem as acções de prevenção do meio ambiente através do programa de repovoamento florestal e reposição dos solos.

De igual modo, apelou a melhoria dos programas de responsabilidade social das empresas do sector, advertindo que não se pode continuar a trabalhar produzindo riquezas e se abster da responsabilidade social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *