
A cidade de Moçâmedes acolheu no passado dia 13 de Junho a primeira edição 2025 do Programa de Inclusão Social das Pessoas com Albinismo, da Fundação Brilhante e parceira Melba Care com o apoio do Governo local.
Desde as primeiras horas daquele dia, na actividade que coincidiu com a celebração do Dia Internacional de Consciencialização para o Albinismo, no Hospital Geral Manuel Clemente, mais de três centenas de cidadãos com albinismo beneficiaram de serviços integrados de consultas de especialidade (Psicologia, Dermatologia, Clínica geral), aconselhamento jurídico por parte das instituições INAC e Gabinete Provincial da Acção Social.
O momento serviu também para o cadastramento, registo de nascimento e emissão de bilhetes de identidade junto do Serviço Provincial de Justiça e dos Direitos Humanos.
No final dos trabalhos administrativos a equipa da “face social do subsector diamantífero” reservou-se a doar um kit à cada com creme hidratante, protector solar, sabão azul, sabonete de glicerina para as crianças e uma Revista Inclusão sobre o albinismo.
Namibe tornou-se assim na sexta província do país, a par das províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Malanje, Cuanza Norte e Cuanza Sul, a acolher o Programa de Inclusão Social das Pessoas com Albinismo da Fundação Brilhante, parceira Melba Care e Governos provinciais.


