O Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, disse hoje, 14 de Agosto, na Lunda-Norte, que a edificação do Campus Universitário reflecte a aposta estratégica do governo na educação como factor de desenvolvimento sustentável.
Segundo o governante, que discursava no acto de inauguração do Campus da Universidade Lueji A’nkonde, trata-se da concretização do compromisso do sector com a transformação social.
Na sequência, o responsável realçou que além dos diamantes, a Província da Lunda-Norte pode, igualmente, destacar-se como terra de mentes brilhantes.
Durante a intervenção do responsável, houve ainda uma nota para a intervenção da ENDIAMA na região, em domínios como a saúde, agricultura cultura, desporto, escolas primárias, entre outros, tendo destacado o investimento na construção do Centro Técnico profissional de cafunfo.
O Campus da Universidade Lueji A’nkonde, inaugurado hoje pelo Presidente João Lourenço, conta com duas faculdades (direito e economia), 87 salas de aula, sendo 47 para a faculdade de economia e 40 de para a faculdade de direito, gerando uma capacidade para acolher 2906 alunos por cada um dos três turnos, perfazendo uma capacidade total de acolhimento de mais de 8 mil alunos.
Destaca-se ainda um auditório moderno com 320 lugares, três salas para tribunais simulados na faculdade de direito, dez salas de trabalho prático na faculdade de economia, uma enfermaria na faculdade de direito, duas salas de informática, biblioteca com 30 lugares, refeitório com 300 lugares, duas quadras desportivas e parque para 400 viaturas.

