O Ensino superior na província da Lunda–Sul, ganha um novo impulso com a inauguração das modernas instalações do Instituto Superior Politécnico da Universidade Lueji A’Nkonde, um investimento estratégico da SODIAM E.P. avaliado em mais de 47 milhões de dólares.
A cerimónia oficial aconteceu na passada sexta-feira 15 de agosto, em Saurimo, e foi presidida pelo Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, reafirmando o compromisso do Executivo com o fortalecimento do capital humano e o desenvolvimento académico do país.
O evento contou com a presença dos ministros Albano Vicente Lopes Ferreira (MESCTI) e Diamantino Pedro Azevedo (MIREMPET), além do Governador da Lunda Sul, Daniel Félix Neto, que dará as boas-vindas aos convidados.
Com uma área de intervenção de cerca de 94.426 m², o novo campus tem capacidade para 5.418 estudantes em três turnos. A estrutura inclui: 57 salas de aula;
11 laboratórios especializados (anatomia, química, física, informática, mineralogia, entre outros); Auditório com 320 lugares; Biblioteca moderna; Laboratório virtual multidisciplinar.
Este ambiente foi concebido para promover uma aprendizagem inovadora, alinhada com as exigências do mercado e os desafios da transformação tecnológica.
A construção do Instituto é um dos maiores investimentos sociais da SODIAM E.P., empresa pública responsável pela comercialização de diamantes em Angola.
A iniciativa reforça a missão da SODIAM de transformar os rendimentos da indústria diamantífera em oportunidades concretas para as comunidades, através de projectos nas áreas da educação e saúde.
Além do Instituto Politécnico, a SODIAM E.P. já ergueu na Lunda Sul o Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo (PDDS), o Centro de Formação em Lapidação e Avaliação de Diamantes (CEFOLAD) e a Escola Primária nº 132, Mucono Mucuachilamba, com capacidade para 1.080 alunos.

