O vibrante e culturalmente enriquecedor NGEYA – Festival de Música e Dança Regional Leste está de volta com a sua terceira edição, prometendo uma celebração ainda mais intensa da rica diversidade cultural dos povos do Leste de Angola.
Com um legado de resgate cultural, diálogo intercultural e construção de legados para as futuras gerações, o festival, promovido pela Sociedade Mineira da Catoca e direcção artística do artista Gabriel Tchiema, retorna para fortalecer ainda mais os laços entre as comunidades e honrar as tradições ancestrais.
Data e Lema: O festival acontecerá nos dias 28 a 29 deste mês de Junho de 2024, na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul. O lema deste ano é “Unindo Culturas, Construindo Legados”.
Visão e Missão: O NGEYA visa ser uma plataforma de resgate e diálogo intercultural, unindo gerações e deixando um legado cultural duradouro para a juventude. A sua missão é promover a cultura regional, resgatar práticas culturais fundamentais e garantir a continuidade das tradições através da música e da dança, enquanto promove o diálogo intercultural e homenageia os agentes culturais.
Valores: Guiados pelo respeito à ancestralidade, inovação na preservação cultural, sustentabilidade e integração, o NGEYA reafirma o seu compromisso com os valores que impulsionam a sua missão.
Plataformas: O festival apresenta cinco plataformas distintas, incluindo oficinas e palestras para transmitir conhecimentos ancestrais, espectáculos de música e dança para celebrar a riqueza cultural, exposições de arte para destacar a diversidade criativa e gastronomia para explorar os sabores tradicionais da região.
Envolvimento dos Grupos e Legado: Através de uma colaboração com os governos provinciais da Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico, e uma selecção cuidadosa dos participantes, o festival busca preservar, promover e valorizar as tradições culturais dos povos do Leste de Angola. Além disso, busca construir um legado de valorização da cultura local, resgate de práticas fundamentais e diálogo intergeracional.
Regime de Classificação e Prémios: O NGEYA é um festival de amostra cultural e não de um concurso. Não existem grupos vencedores, mas os participantes recebem um prémio de participação. Nesta edição de 2024, os prémios de participação dos grupos estão fixados em Akz. 1.000.000,00 (um milhão de kwanzas cada) para os grupos participantes e Akz. 500.000,00 (quinhentos mil kwanzas) para os grupos convidados.

