

Missão dos Gambos, Huíla – Uma equipa multidisciplinar da ENDIAMA visitou na tarde de terça-feira a Missão dos Gambos, na Província da Huíla, para inspecionar o progresso das obras do Centro Regional de Práticas Agro-Ecológicas (CERPA). O objectivo da visita foi verificar o grau de execução, identificar possíveis constrangimentos e avaliar o prazo para a entrega do projeto.
As obras de construção do CERPA, que tiveram início em maio de 2024, são financiadas pela ENDIAMA em mais de mil milhões de kwanzas, através da Fundação Brilhante, o braço social do subsector dos diamantes.
Bruno Agostinho, Coordenador da Comissão Multidisciplinar, expressou satisfação com o que foi constatado. “Saímos daqui satisfeitos com o dever de missão cumprida”, afirmou Agostinho.
Atualmente, o projeto apresenta um avanço de 70% na execução das obras, com previsão de entrega em três meses. António Bambi, Director Técnico da Angenol, empresa responsável pela construção, garantiu que os trabalhos estão a decorrer conforme o planeado. “As obras vão a bom curso, estamos a entrar em processo de conclusão, sem nenhuma razão de queixas”, declarou Bambi, indicando que o projecto está no caminho certo para ser concluído dentro do prazo.
O Centro Regional de Práticas Agro-Ecológicas (CERPA) será um instituto de formação académico-profissional dedicado à agricultura familiar adaptada às alterações climáticas e iniciativas de proteção do meio ambiente, representando um investimento significativo no desenvolvimento sustentável da região.

